A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), em parceria com o Laboratório de Inovação do TJMA - ToadaLab -, realizará, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, o I Seminário de Inovação Digital do Sistema de Justiça do Maranhão. O evento acontecerá de forma presencial no Auditório Madalena Serejo, no Fórum de São Luís, com transmissão ao vivo pelo canal ESMAM EAD no YouTube. São 150 vagas para magistratura e profissionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Defensoria Pública do Estado (DPE).
As inscrições poderão ser feitas de 18 a 28 de outubro, no sistema Tutor (público interno). Os participantes dos demais órgãos serão inscritos pelas chefias dos seus respectivos setores.
O seminário é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) para fomentar a inovação no setor, em consonância com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visando aprimorar a prestação de serviços judiciais e desenvolver processos e estratégias de forma mais ágil e eficaz.
Com 16 horas de duração, o evento abre espaço para discussão e troca de conhecimentos sobre os desafios e oportunidades que a inovação tecnológica traz para o sistema de justiça.
Entre os temas abordados estão o uso da inteligência artificial no Direito, segurança da informação e proteção de dados pessoais. Especialistas e profissionais renomados da área trarão reflexões sobre o futuro do Judiciário, alinhado às demandas contemporâneas por maior eficiência e segurança.
A programação inclui palestras e conferências com nomes de destaque, como o juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rafael Leite Paulo, e o defensor público geral do Maranhão, Gabriel Furtado, além de especialistas em cibersegurança e inteligência artificial.
PROGRAMAÇÃO
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98)2055 2800