Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Nova turma de juízas e juízes conhece funcionamento da COGEX

Reunião destacou funções do órgão correicional do serviço extrajudicial

Publicado em 19 de Set de 2024, 13h55. Atualizado em 1 de Out de 2024, 19h22
Por Helena Barbosa

A Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX) reuniu a turma de 29 juízes e juízas de direito que tomaram posse no dia 6/9, para falar sobre a estrutura e e o funcionamento órgão em relação ao serviço extrajudicial realizado pelos cartórios, na sede da Associação dos Magistrados do Maranhão, no dia 9/9.

Na reunião, foram destacadas as funções do órgão, responsável por planejar, supervisionar, coordenar, orientar e fiscalizar os cartórios, e dos Núcleos de Registro Civil e Acesso à Documentação Básica (NRC) e do Núcleo de Aprimoramento do Serviço Extrajudicial (NAE).

A pauta da reunião também incluiu orientações sobre como realizar os casamentos comunitários e instalar as Unidades Interligadas de Registro Civil, dois dos projetos de maior alcance social desenvolvidos pelo Poder Judiciário, por meio da COGEX.

CEM DIAS DA GESTÃO

Juízes e juízas assistiram ao vídeo institucional sobre os 100 primeiros cem dias da gestão 2024-2026, comandada pelo corregedor-geral do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, com o apoio de auxiliares.

A juíza Laysa Paz Mendes, supervisora do NRC e  o juiz Andréa Bogéa Santos, presidente do NAE, falaram sobre as atribuições e competências dos juízes e juízas auxiliares e colocaram os setores e colaboradores da Cogex à disposição para orientar sobre como aplicar as normas que disciplinam a prestação do serviço extrajudicial e esclarecer possíveis dúvidas.

A juíza Luciana Quintanilha Pessôa disse que a iniciativa da reunião foi inovadora e permitiu "abrir os horizontes para uma atuação mais efetiva do magistrado e da magistrada na esfera extrajudicial".

Para o juiz Calleb Berbert, o primeiro contato com a COGEX evidenciou a atenção que a Justiça Maranhense volta aos serviços extrajudiciais, na medida em que é um dos Tribunais brasileiros que dedica órgão específico para a correição dos serviços delegados. "A expectativa é de que, com o auxílio e supervisão da COGEX, possamos desempenhar de forma minudente e eficaz a relevante função de juízes corregedores permanentes em nossas comarcas", ressaltou.

JUÍZAS E JUÍZES

A turma de novos juízes e juízas é formada por Mirna Cardoso Siqueira, Bruna Heloísa Vendruscolo; Leonardo Barbosa Beserra; André Francisco Oliveira; Luciana Quintanilha Pessoa; Luísa Caricio da Fonseca; Camyla Barbosa Sousa; César Augusto Popinhak; Dayan Jerff Viana; Fábio da Costa Vilar; Jéferson Antônio Zampier; Jacqueson Ferreira dos Santos; João Bruno Madeira; Patrícia Bastos de Carvalho; Calleby Mariano Ribeiro; Nathalia Canedo Rocha; Jordana Celestino Dourado; Caroline Beatriz Constantino; Renata Pinto Andrade; Lucas Silva Caland; Luana Santana Tavares; Adriano Oliveira Nóbrega; Jéssica Gomes Dias; Rafael Sampaio Rosa; Bruno Arthur de Mattos; Felipe de Queiroz Villarroel; Lucianne Macêdo Martiniano, Bruno Meneses de Oliveira e Bruna Oliveira da Costa.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
asscom-cogex@tjma.jus.br
(98) 2055-2315

 

GALERIA DE FOTOS