Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Desembargadora Márcia Chaves é a nova integrante do Órgão Especial

TJMA também aprovou minuta de projeto de lei complementar que inclui o corregedor-geral do Foro Extrajudicial no grupo de membros natos do mesmo órgão

Publicado em 18 de Set de 2024, 11h30. Atualizado em 18 de Set de 2024, 13h28
Por Paulo Lafene

O Tribunal de Justiça do Maranhão elegeu a desembargadora Márcia Chaves como membra titular do Órgão Especial da Corte. A votação ocorreu em sessão plenária administrativa, nesta quarta-feira (18/9). Já em sessão do órgão para o qual a magistrada foi eleita, o TJMA aprovou minuta de projeto de lei complementar que inclui o corregedor-geral do Foro Extrajudicial no grupo de membros natos do Órgão Especial, cargo atualmente ocupado pelo desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos.

A eleição da desembargadora Márcia Chaves, para complementação do biênio 2024/2026, foi em decorrência da designação do desembargador Lourival Serejo como membro por antiguidade, tendo em vista a aposentadoria da desembargadora Maria das Graças Duarte Mendes.

O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, convocou o desembargador Bayma Araújo, decano do Tribunal, e a desembargadora mais recente da Corte, Maria do Socorro Mendonça Carneiro, empossada no último dia 11, para a conferência dos votos.

A votação secreta contou com a participação de 31 desembargadores e desembargadoras. Márcia Chaves foi eleita com 23 votos. Os demais foram para outros seis magistrados e magistradas. 

A desembargadora eleita agradeceu a todos e a todas que depositaram o voto de confiança em seu nome. “Eu vou fazer aquilo que for possível para honrar essa Corte especial. Eu agradeço. O grande momento nosso na magistratura é, realmente, receber dos colegas esse voto de confiança, e eu estou recebendo e estou profundamente grata. Muito, muito obrigada a todos”, agradeceu Márcia Chaves, que foi parabenizada por colegas do Judiciário.

ANTEPROJETO

O anteprojeto que inclui o corregedor-geral do Foro Extrajudicial no grupo de membros natos do Órgão Especial, dentre outras providências, será encaminhado à Assembleia legislativa para apreciação e, posteriormente, submetido à sanção do governador. Caso isto ocorra, o Órgão Especial passará a contar com 25 membros titulares – atualmente são 23 –, dentre um total de 37 magistrados e magistradas.

Ainda na condição de aprovação pela Assembleia e sanção do governador, o Órgão Especial se reunirá com, no mínimo, 14 desembargadores e desembargadoras, além do seu presidente. O presidente, o vice-presidente, o corregedor-geral da Justiça, o corregedor-geral do Foro Extrajudicial e os 11 desembargadores mais antigos serão membros natos do órgão.

Veja álbum de fotos produzido pelo repórter fotográfico Ribamar Pinheiro.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS