Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA orienta servidores(as) sobre cuidados com a saúde mental

Apresentação musical também marca programação da campanha Setembro Amarelo

Publicado em 12 de Set de 2024, 18h27. Atualizado em 13 de Set de 2024, 9h33
Por Amanda Campos

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Coordenadoria de Saúde e da Divisão Psicossocial, orientou servidores e servidoras do TJMA, nessa quarta-feira (11/9), sobre a importância de cuidados com a saúde mental. A iniciativa integra a campanha Setembro Amarelo.

Em alusão ao Setembro Amarelo, cujo lema deste an

o é “Se precisar, peça ajuda!”, neste mês, diversas entidades e profissionais de saúde mental desenvolvem ações para superar o tabu que envolve o tema “suicídio” e possibilitar o acesso a informações e serviços que sirvam de ajuda a quem precisa.

Durante a ação, nessa quarta, no TJMA, foi realizada a entrega de materiais informativos (marcadores de livros), com check list de autoamor, com dicas como: acredite no seu valor, reconheça suas conquistas, cuide-se com carinho, sua vida é o seu bem mais valioso, não desista.

Foto colorida mostra 5 pessoas em pé segurando marcadores de livros e sorrindo, durante ação do Setembro Amarelo. São 3 homens e duas mulheres.

Na oportunidade, a equipe organizadora do evento dialogou com servidores e servidoras sobre a campanha Setembro Amarelo e relembrou que a Divisão Psicossocial está à disposição para atendimento presencial e on-line por meio do projeto Acolher.

A coordenadora de Saúde e psicóloga, Camila Buna, ressaltou a importância da campanha para a conscientização de servidores(as), magistrados(as) e do público em geral sobre a prevenção ao suicídio e o cuidado com a saúde mental. “As atividades desenvolvidas reforçam a importância do apoio emocional e da solidariedade, promovem diálogos abertos sobre saúde mental e incentivam as pessoas a buscarem ou ofertarem ajuda quando necessário”, pontuou.

A psicóloga destacou que, segundo pesquisas, o suicídio é uma das principais causas de morte no mundo, estando muitas vezes relacionado a transtornos mentais. “Considerando a possibilidade de tratamentos adequados, a OMS destaca que 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos”, frisou.

GINÁSTICA LABORAL

A entrega também foi feita no Basa, onde funcionam alguns setores do Poder Judiciário.

Durante a visita,  servidores e servidoras participaram de sessões de ginástica laboral, como forma de autocuidado e de atenção à saúde mental e emocional.

As atividades de ginástica laboral são realizadas no prédio-sede do TJMA (Praça Dom Pedro II), nos Centros Administrativos (Rua do Egito e Alemanha) e no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), com programação semanal às segundas, terças, quartas e quintas, por demanda espontânea.

APRESENTAÇÃO MUSICAL

Foto colorida mostra crianças e jovens tocando saxofones na banda Bom Menino em frente ao TJMA, durante campanha do Setembro Amarelo. Eles e elas usam roupas brancas com listras e detalhes amarelo. Acima do grupo existe uma árvore. Atrás, existem vários prédios.

Nessa quarta-feira, também foi realizada apresentação musical da Banda Bom Menino, em frente ao prédio-sede do Tribunal de Justiça do Maranhão. A ação também integra a campanha Setembro Amarelo.

De acordo com a Coordenadoria de Saúde, a apresentação da banda foi uma estratégia utilizada para chamar atenção do público para o tema a partir da música que tem efeito terapêutico e é capaz de criar conexões e aliviar o estresse.

Foto colorida mostra jovens de costas tocando saxofones, durante campanha do Setembro Amarelo. Em frente, existem dois prédios do TJMA. Eles e elas usam roupas brancas com listras e detalhes amarelo.

PROJETO ACOLHER

O projeto Acolher é promovido, atualmente, pela Diretoria Geral, por meio da Divisão Psicossocial, realizado por meio de uma escuta psicológica imediata.

A Divisão possui atendimento presencial e on-line com assistente social e psicólogos para magistrados(as), servidores(as) e seus dependentes e estagiários(a), pelas manhãs, nas segundas, quartas e sextas, das 8h30 às 12h, sem necessidade de agendamento a partir de demanda espontânea.

Os atendimentos são feitos no Centro Administrativo do TJMA na Rua do Egito.

E-mail: divpsico@tjma.jus.br

Telefone e Whatsapp: (98) 2055-2341 / 2055-2342

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

 

 

GALERIA DE FOTOS