Nesta quinta-feira (29/8), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) foi representado pela juíza coordenadora do Comitê de Diversidade, Elaile Silva Carvalho, no evento “Visibilidade das Pessoas LGBTQIAPN+ , promovido pela Justiça Federal dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em conjunto com grupos de trabalho da região voltados para ações em direitos humanos, equidade de gênero, raça e diversidades.
Durante o encontro, a magistrada apresentou o projeto “ Homofobia não é opinião - é crime!”, desenvolvido pelo Comitê de Diversidade e ganhador do Prêmio Innovare 2023, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça. Na oportunidade, a coordenadora também destacou o trabalho do Judiciário no Maranhão, por meio das ações do Comitê, como o primeiro casamento comunitário gratuito para a comunidade LGBTQIA+ e as parcerias com órgãos estaduais para viabilizar oportunidades de profissionalização e empregabilidade a este público.
Para a juíza Elaile Carvalho o convite feito ao Comitê de Diversidade pelo Judiciário catarinense mostra a visibilidade das ações desenvolvidas ao longo destes anos. “Percebemos toda a importância do trabalho sério e feito com muita dedicação do Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão quando nossas ações se tornam referência nacional. Queremos multiplicar o nosso trabalho e aprender com outras ideias que possam aprimorar o nosso compromisso com a efetivação dos Direitos Humanos”, enfatizou.
A reunião, que ocorreu em formato híbrido, foi mediada pela juíza Micheli Polippo, coordenadora do Centro de Justiça Restaurativa em Santa Catarina, e contou com a presença de magistrados, servidores, representantes de instituições locais e da ex-ministra dos Direitos Humanos e ex-senadora Ideli Salvatti.
Ainda no mês de agosto o Comitê de Diversidade obteve outra participação em nível nacional. O Juiz Marco Adriano Fonseca (coordenador) ministrou a palestra “Práticas de Atendimento Inclusivo - prevenindo atitudes capacitistas”, durante o 1º Encontro Sesc Maranhão de Relacionamento com Clientes, organizado pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, e divulgado na página do órgão.
Na ocasião, o coordenador destacou a importância em combater e prevenir as condutas e expressões consideradas capacitistas, e o respeito à diversidade e aos direitos humanos.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023