Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Mutirão do CNJ atende pessoas em situação de rua em São Luís

A ação liderada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Comitê PopRuaJud, somou quatro edições realizadas no Maranhão

Publicado em 24 de Ago de 2024, 17h00. Atualizado em 24 de Ago de 2024, 18h17
Por Márcio Rodrigo

Representantes do Sistema de Justiça e órgãos parceiros abriram na manhã deste sábado (24/8), na sede da Seção Judiciária do Maranhão (Justiça Federal – Areinha), o 4º mutirão de atendimento a pessoas em situação de rua, realizado pelo Comitê PopRuaJud, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Participaram da abertura, o ministro o Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares Fonseca, o conselheiro do CNJ, Pablo Coutinho Barreto, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, a juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Karen Luise de Souza, além de desembargadores federais, desembargadores(as) e juízes(as) da Justiça Estadual.

Ao longo do dia foram oferecidos serviços de cidadania e inclusão social para pessoas em situação de rua, como expedição de certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, requerimentos relacionados a demandas judiciais; mediação e conciliação; Benefício de Prestação Continuada/Amparo Assistencial ao Idoso e à Pessoa com Deficiência; Auxílio-doença/Auxílio por Incapacidade Temporária; Aposentadoria por Invalidez/Aposentadoria por Incapacidade Permanente; Bolsa Família; CadÚnico; Auxílio Brasil; cadastro habitacional; título de eleitor; direitos previdenciários; segundas vias de CPF; CTPS e Cartão do SUS; peticionamento para direitos previdenciários; além de serviços de saúde – médicos, psicológicos, odontológicos (orientações), vacinação; testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, atendimento médico psiquiátrico e clínico geral, consultas de enfermagem, farmacêutica e bioquímica, avaliação nutricional; dentre outros.

Para o ministro Reynaldo Fonseca, o Sistema de Justiça precisa atuar em conjunto com as demais organizações da sociedade civil, para reconstruir o caminho daquelas pessoas em situação de vulnerabilidade, excluídas do convívio e dos direitos sociais, levando justiça e cidadania, solidariedade e fraternidade. “Atualmente temos cerca de 280 mil pessoas em situação de rua no Brasil. Isso não é possível. Precisamos rever esse caminho, fazendo com que eles sejam reincluídos dentro do tecido social”, avaliou.

Durante sua fala, o presidente do TJMA anunciou a aquisição de um ônibus que vai garantir a ampliação dos serviços do Poder Judiciário para as pessoas em situação de rua. “Vamos para as ruas atender as pessoas no local onde elas estão. Dessa forma vamos ampliar o acesso aos serviços da Justiça, que a porta de entrada para a cidadania”, pontuou o desembargador Froz Sobrinho.

Conselheiro Pablo Coutinho Barreto durante abertura do mutirão na Justiça Federal em São Luís

Para o conselheiro do CNJ, o mutirão PopRuaJud do Maranhão é a concretização daquilo que o Conselho Nacional de Justiça propôs em resolução (n.º 425/2021), com diversas diretrizes de atenção e de acesso à Justiça para a população em situação de rua. “Essas pessoas estão aqui buscando assegurar direitos que elas deveriam ter no dia a dia. Por isso, essa iniciativa busca de alguma forma minimizar esse sofrimento e mudar essa realidade que é crescente no país”, afirmou Pablo Barreto, que também é membro do Comitê Nacional PopRuaJud.

O mutirão é coordenado pelos juízes Douglas de Melo Martins (TJMA) e Rafael Lima da Costa (Justiça Federal), e pela defensora pública Clarice Binda (DPE), em parceria com instituições estaduais, municipais e federais. Além do TJMA, STJ, CNJ, e Justiça Federal, participam dessa edição do PopRuaJud, a Defensoria Pública Estadual; a Corregedoria Geral da Justiça; a Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial; a Defensoria Pública da União no Estado do Maranhão; Ministério Público Estadual; ARPEN-MA (Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Maranhão); Procuradoria Geral Federal/AGU; Instituto Nacional do Seguro Social – INSS; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Estadual de Saúde; CAPS-AD; Viva/Procon; Secretaria Municipal de Assistência Social/CRAS; Tribunal Regional Eleitoral; Caixa Econômica Federal; Secretaria Estadual de Segurança Pública; Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES); Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar; Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB); Secretaria Municipal de Segurança Alimentar; Cartórios de Registro Civil; Ouvidoria do TJMA; Instituto de Identificação do Maranhão-IDENT; Movimento Amigos da Pessoa Idosa e Instituto Movimentação para o Desenvolvimento Social; Movimento Nacional da População em Situação de Rua do Maranhão; Corpo de Capelães Oficiais do Brasil; Movimento Popular de Lutas Urbanas; REMADD, entre outros.

Participaram da solenidade de abertura do mutirão, o corregedor-geral da Justiça (CGJ-MA), desembargador José Luís Almeida; a juíza Laysa Mendes, representando o corregedor do Foro Extrajudicial (COGEX), desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos; os desembargadores José Antonio Vieira Filho, e Fernando Mendonça (convocado); a desembargadora Graça Amorim; os desembargadores federais do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Carlos Brandão, e Roberto Veloso; além de juízes, juízas, servidores e servidoras do TJMA, voluntários da ação.

Representantes das instituições que integram o Comitê PopRuaJud

PROJETO VESTINDO INCLUSÃO

O Tribunal de Justiça, por meio da Presidência, da Chefia de Gabinete e da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF/TJMA), promoveu mais uma etapa da campanha “Vestindo Inclusão”. Durante o mutirão, distribuiu toalhas de banho, cobertores, vestimentas, calçados e produtos de higiene pessoal para pessoas em situação de rua.

Os itens foram arrecadados ao longo dos últimos meses por meio de doações realizadas por magistrados(as), servidores(as), e colaboradores(as) do Judiciário e órgãos parceiros: Defensoria Pública Estadual; Ministério Público Estadual; Justiça Federal; Defensoria Pública da União; dentre outras.

COMITÊ

O Comitê Nacional do PopRuaJud foi criado para promover políticas públicas judiciais de atenção às pessoas em situação de rua, conforme determina a Resolução CNJ n. 425/2021, responsável por instituir a Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua (PopRuaJud).

Entre os objetivos do evento, está garantir o amplo acesso à Justiça para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Os trabalhos relacionados à política estão voltados para auxiliar na superação das barreiras enfrentadas por essa população em função das múltiplas dificuldades – econômica e social , assim como a situação de precariedade ou mesmo de ausência de moradia.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS