Poder Judiciário/Mídias/Notícias

NGF planeja ações de regularização fundiária no Sítio Tamancão 

SOLO SEGURO FAVELAS

Publicado em 25 de Abr de 2024, 11h31. Atualizado em 25 de Abr de 2024, 11h31
Por Letícia Araújo

Na tarde da última quarta-feira, 24, o Núcleo de Governança Fundiária (NGF) da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) realizou visita técnica na comunidade Sítio Tamancão, em São Luís, com o objetivo de desenvolver ações relacionadas à regularização fundiária.

A ação integra o cronograma de trabalho do Projeto “Solo Seguro Favela", um Programa Permanente de Regularização Fundiária Plena de Núcleos Urbanos Informais e Favelas, estabelecido pelo provimento 158/2023 da CGJ-MA. 

A ideia é implementar a iniciativa na região Itaqui-Bacanga, atendendo a demanda de regularização fundiária de interesse social da comunidade residente na área, contribuindo para incorporar núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e garantir a titulação da terra de seus ocupantes. Além de garantir benefícios para a comunidade no sentido da garantia de moradia digna e uso social da propriedade, é assegurada aos moradores a segurança jurídica e o desenvolvimento humano, social e econômico.

Para  ampliar a eficiência da iniciativa, a CGJ-MA firmou parceria com Superintendência do Patrimônio da União (SPU), a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU-MA), e o Instituto de Colonização e Terra do Maranhão (ITERMA).

Estiveram presentes durante a visita, a Secretária Geral do Núcleo de Governança Fundiária (NGF), Marília Linhares; os servidores do NGF, Robert Sousa da Silva e Marlone Santos; a servidora do Iterma, Glícia Pacheco; além do Presidente da Associação de Moradores do Sítio Tamancão, Laurenço Vieira da Silva.

Ao final do encontro, foi definida uma próxima reunião para o dia 29 de maio, na sede do NGF, entre os órgãos envolvidos no projeto e a comunidade. 


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS