Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA discute sobre alinhamento das rotinas dos CEJUSCs

Capacitação visa uniformizar o trabalho e metas gerenciais dos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e de Cidadania

27/03/2024
Ascom ESMAM

Para alinhar os procedimentos de trabalho e metas gerenciais dos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e de Cidadania, o Tribunal de Justiça promove o curso Rotinas Administrativas voltadas para CEJUSC, com o apoio da Escola Superior da Magistratura (ESMAM).

No mês de março, os encontros com servidores e servidoras destas unidades aconteceram, nos dias 25 e 26, no auditório da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA). São 20 horas de aulas teóricas e práticas, que abordam desde as rotinas administrativas e processuais até a organização dos centros, o funcionamento e relacionamento com o público a ser atendido.

O juiz Douglas Lima da Guia (na foto abaixo), que atua como formador da ESMAM, destaca que o espaço oportuniza o debate de questões sobre a gestão de pessoas, além de novos conhecimentos, troca de experiências entre os participantes sobre atendimento dos fluxos e estágios dos processos e aspectos da cidadania que devem ser estimulados no trabalho desenvolvido pela equipe de profissionais da conciliação.   

 

 

“A ideia é promover a capacitação não somente na gestão de processos de trabalho, mas também estimular melhor atendimento ao público, com rotinas administrativas estáveis e testadas, aprovadas principalmente na pesquisa de satisfação do usuário e também no retorno da entrega do que nós precisamos fazer no sentido do acesso à justiça”, explica o magistrado.

CONTEÚDO

Fazem parte do conteúdo temas como comunicação e liderança, política judiciária nacional de tratamento adequado dos conflitos e gestão administrativa e judicial do CEJUSC, além de ações de cidadania e itinerância.

Para a conciliadora e mediadora, Isalete Barreto, que atende no CEJUSC Família, a formação vem aprimorar os procedimentos dos centros e abrir um leque de novas oportunidades de atuação.

“Os conhecimentos introdutórios sobre a política judiciária, incluindo sua composição e organograma a nível nacional e local devem sempre ser discutidos. Compreender o funcionamento do órgão operacional e o impacto positivo desse mecanismo nos leva a verificar a evolução da política judiciária no Maranhão”, observa a servidora.  

Instrutora nos cursos de formação em mediação e conciliação, Isalete ressalta que as informações provenientes dos órgãos administrativos, como o CNJ e CEJUSC, enriquecem a capacitação, possibilitando a transmissão de conhecimentos atualizados sobre a política judiciária estadual e, consequentemente, melhor atuação na prestação de serviços.

CEJUSC

Os CEJUSC's foram definidos na Resolução CNJ 125/2010 e ganharam status de lei no  Código de Processo Civil, que dispõe que os tribunais criarão centros judiciários de solução consensual de conflitos, responsáveis pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação e pelo desenvolvimento de programas destinados a auxiliar, orientar e estimular a autocomposição.

O artigo 10 da Resolução 125 prevê que os CEJUSC's devem abranger três setores: de solução de conflitos pré-processual, de solução de conflitos processuais e de cidadania.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram/Threads: @‌esmam_tjma

Facebook: @‌esmam.tjma

Youtube: @‌eadesmam

Fone: (98)2055 2800/2801

GALERIA DE FOTOS