Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Comarcas recebem atualização e treinamento do PJe Mídias

Ferramenta permite veiculação de arquivos de áudio e vídeo no sistema de processo judicial eletrônico

13/03/2024
Ascom ESMAM

Servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) estão sendo treinados nas diversas comarcas do Estado para implantação do PJe Mídias - solução do Conselho Nacional de Justiça que permite veiculação de arquivos de áudio e vídeo no sistema de processo judicial eletrônico. A capacitação é organizada pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM), em parceira com a Diretoria de Informática e Automação. 

O treinamento teve início em Caxias e nesta semana está em andamento nos Fóruns de Bacabal e Santa Inês (veja fotos no álbum abaixo). Outras cinco turmas  serão abertas em Barra do Corda, Pinheiro, Buriti Bravo, Balsas e Imperatriz, totalizando cerca de 200 vagas. Em 2023, a ESMAM concluiu a capacitação de 312 pessoas que atuam no gerenciamento do PJe e suas diversas ferramentas.

A capacitação tem duração de 8 horas-aula (teoria e prática). Para facilitar o aprendizado, os profissionais são divididos em duas turmas, com aulas pela manhã e à tarde, com acesso aos princípios básicos do sistema PJe Mídias, softwares requeridos para utilização, detalhamento aprofundado do funcionamento do sistema, demonstração prática do sincronismo de mídias, uso do link em processo eletrônico e prática no sistema de homologação. 

À medida que as turmas concluem o curso, a Diretoria de Informática faz a instalação das atualizações do sistema nos computadores das salas de audiência nas respectivas unidades judiciais, com o apoio do Núcleo de Help Desk. A sincronização dos arquivos é realizada a partir destes equipamentos, conforme detalhado ao longo do curso.

São tutores na capacitação para uso do PJe Mídias, Uilson Pereira -  técnico judiciário do TJMA, graduado em Tecnologia da Informação (UNICEUMA), com especialização em Gestão Pública e qualificação  para realizar treinamentos nos sistemas judiciais: PJE, Themis PG e Convictus - e Thiago Henrique Bezerra - graduado em Sistema de Informação (Uniceuma), com especialização em Gestão de Ti (UNISUL – SC), servidor do TJMA, com experiência em PJe.

PJe MÍDIAS E AUDIÊNCIA DIGITAL 

Lançado pelo CNJ em maio de 2020, o PJe Mídias é uma ferramenta digital que faz parte do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e permite o armazenamento de documentos digitais de processos judiciais em tramitação nos Tribunais brasileiros. A utilização do portal PJe Mídias permitirá o uso de arquivos de áudio e vídeo, em formatos e tamanhos superiores aos especificados pelos sistemas judiciais já utilizados no TJMA, com ganho de eficácia na prestação jurisdicional.

Enquanto o PJe Mídias reúne as mídias das audiências de um processo, com foco na interação com o público externo, especialmente operadores de Direito, o sistema Audiência Digital realiza a criação de mídias digitais das audiências de um processo. Ou seja, faz a gravação de audiências e a sincronização destas no portal PJe Mídias.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @‌esmam_tjma
Facebook: @‌esmam.tjma
Youtube: @‌eadesmam
Fone: (98) 2055-2800/2801

GALERIA DE FOTOS