Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Comarca de Tutóia alcança todas as metas após plano tático da CGJ

Publicado em 18 de Dez de 2023, 13h28. Atualizado em 18 de Dez de 2023, 19h37
Por Márcio Rodrigo

A Vara Única da Comarca de Tutóia elevou todos os índices de produtividade após receber visita estratégica da CGJ, com a realização de plano tático no início desse ano, nos dias 8 e 9 de março. Relatório divulgado pela Coordenadoria de Planejamento e Inovação da Corregedoria Geral da Justiça nesta segunda-feira, 18, aponta repercussão direta na melhoria da prestação jurisdicional à população, com alcance de todas as metas do Conselho Nacional de Justiça e Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Os dados indicam que a Comarca de Tutóia alcançou 161,24% de produtividade para a Meta 1 do CNJ, que determina o julgamento de mais processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente (2023), excluídos os suspensos e sobrestados no mesmo período. Em 2022, o índice de cumprimento da unidade para essa meta foi de apenas 64,39%, dado que indica uma melhoria de 96,85% após a realização de plano tático. Na Meta 2, que prevê a identificação e julgamento, até o próximo dia 31 de dezembro, de pelo menos 80% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2019, Tutóia saltou de 69,13% em 2022 para 103,98% neste ano.

A juíza Tereza Nina, coordenadora de Planejamento e Inovação da CGJ, ressalta os excelentes números obtidos pela unidade e frisa o resultado da Meta 4, que visa priorizar o julgamento dos processos relativos aos crimes contra a Administração Pública e de Improbidade Administrativa, onde a unidade obteve melhoria significativa, passando de 13,33% em 2022 para 117,28% em 2023. “Já na Meta 11, que determina o julgamento de 80% dos processos de conhecimento, nas competências Infância e Juventude cível e de apuração de ato infracional distribuídos até 31 de dezembro 2021, juiz e servidores saíram de 59,15% para 113% de cumprimento, ou seja, 54,06% de melhoria, elevando de forma considerável os dados de produtividade para essa meta. Todos os números de Tutóia melhoraram, por isso juiz e servidores estão de parabéns”, declarou.

A equipe de Tutóia também conseguiu registrar 200% de índice de cumprimento para a Meta 8 (feminicídio e violência doméstica); 135,09% para a Meta 5 (reduzir 0,5% a taxa de congestionamento líquida de processo de conhecimento, em relação a 2022); na Meta 3 (aumentar o indicador Índice de Conciliação do Justiça em Números em 1 ponto percentual em relação a 2022) alcançou 100%; e na Meta 12 (julgar 30% dos processos relacionados às ações ambientais distribuídos até 31/12/2022); fechou com 133,33% de índice de cumprimento.

A equipe da unidade judicial também conseguiu reduzir a taxa de congestionamento líquida na fase de conhecimento em 22,06%, passando de 83,51% para 61,45%. Neste ano a Comarca de Tutóia recebeu 2.910 novos processos, julgou 3.729, e arquivou (baixou) 4.785 ações. Reduziu o número de processos conclusos há mais de 100 dias, passando de 918 para 1 processo em Gabinete, e 2.596 para 873 em Secretaria Judicial.

AVALIAÇÃO DO TRABALHO E RESULTADO

Em Ofício remetido ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, o juiz Gabriel Almeida de Caldas, titular da Comarca de Tutóia, informou sobre o cumprimento de todas as metas e desafios contidos no plano de ação construído com o apoio e orientação da Equipe de Planejamento da CGJ. “Informo, com grande satisfação, que as metas estabelecidas pela equipe da Corregedoria foram totalmente superadas. Além disso, é com grande alegria que informo o atingimento de todas as metas tanto do CNJ quanto da GPJ pela Comarca de Tutóia em mais de 100%”, descreve o documento.

Para o magistrado Gabriel de Caldas, tais resultados são fruto do trabalho colaborativo, da dedicação de cada membro da Equipe de Tutóia e da implementação eficiente de estratégias específicas elaboradas pelo plano tático promovido pela Coordenadoria de Planejamento e Inovação da Corregedoria, por meio da juíza Tereza Nina e sua equipe, “a quem parabenizo pela iniciativa e pelo auxílio prestado a esta Unidade Judicial”, elogia o titular da comarca.

A ação prevista no Plano de Gestão da CGJ – Biênio 2022/2024, atende à Diretriz 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que recomenda às corregedorias de Justiça do país, “Desenvolver projeto de trabalho junto às unidades jurisdicionais com maior dificuldade em atingir as metas nacionais 1 e 2 ou com recorrente excesso de prazo de conclusão”. O Plano Tático é desenvolvido em dois momentos, no primeiro, a Equipe da Corregedoria apresenta os dados da unidade; as inconsistências encontradas na caixa do sistema PJe; apresenta orientações gerais e específicas a partir de normativos (resoluções, provimentos, recomendações e portarias) editados para aprimorar o fluxo processual do 1º Grau; e trabalha com os dados extraídos do sistema Termojuris. No segundo, explora conceitos de planejamento estratégico a partir da ferramenta 5W2H e da Matriz SWOT; direciona os servidores e servidoras da unidade judicial para a construção do plano de ação; e finaliza com uma palestra motivacional. 

Na atual gestão do corregedor Froz Sobrinho, a coordenação já atuou em 48 unidades judiciais com a realização de plano tático, criado na gestão do desembargador Paulo Velten, atual presidente do TJMA, e consolidado neste Biênio (2022-2024). Além de Tutóia, diversas outras varas e comarcas têm evoluído com o índice de cumprimento das metas após a realização de plano tático pela CGJ, a exemplo a 1ª Vara da Fazenda Pública de São Luís; 2ª Vara de Barreirinhas; Vara Única de São João Patos; 5ª Vara da Fazenda Pública de São Luís; 1ª Vara de Chapadinha; e 1ª Vara da Fazenda Pública de Imperatriz.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS