Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Reunião discute desafios do processo de erradicação do sub-registro no estado

Publicado em 28 de Jun de 2023, 12h06. Atualizado em 28 de Jun de 2023, 14h06
Por Letícia Araújo

Na última segunda-feira, 26, o Núcleo de Registro Civil da Corregedoria Geral da Justiça reuniu-se com a Secretaria de Estado da Saúde para debater sobre a erradicação do sub-registro, por meio do projeto Unidades Interligadas.

Durante o encontro, os presentes reconheceram a relevância do projeto que garante a implementação de unidades interligadas dentro das maternidades, facilitando o registro dos bebês logo após o nascimento. Foram abordadas temáticas como os desafios da falta de integração entre o sistema de saúde e os cartórios, além disso a importância de cooperação entre as instituições envolvidas em favor de um treinamento dos servidores responsáveis por atuar nos hospitais.

A reunião foi mediada pela juíza Jaqueline Caracas, coordenadora do Núcleo de Registro Civil da CGJ, que apontou a importância da parceria com a Secretaria de Saúde, principalmente em um processo de orientação dos profissionais do hospital. “Quanto melhor a interlocução entre a equipe do hospital e a equipe do cartório, o desempenho das unidades normalmente são melhores (…) são os profissionais da saúde que têm o primeiro contato com as famílias e fazem todo um trabalho de conscientização sobre o projeto e sua relevância”.

UM NOVO SISTEMA

Na ocasião, a idealização do novo sistema de registro de nascimentos também entrou em pauta. A ideia é adotar uma sistemática totalmente automatizada e capaz de coletar dados de saúde e fornecer um painel interativo para análise. Nessa perspectiva, foi ressaltada a necessidade de privacidade e confidencialidade dos dados coletados, além da necessidade de transparência dessas parciais, que devem estar disponíveis ao público para conhecimento sobre a realidade do registro civil no Maranhão.

A reunião foi encerrada com a definição de ações futuras, além de continuar trabalhando na criação do novo sistema, a meta é promover cooperação institucional para garantia de treinamentos para o pessoal envolvido, aprimoramento do sistema de monitoramento e enfrentamento de desafios logísticos e burocráticos.

Também estavam presentes no momento, a superintendente de Assistência à Saúde, Joselia Alves dos Santos; o Coordenador do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), Josefran Diniz; a técnica do departamento da rede Materno Infantil e Secretária Adjunta de Assistência à Saúde, Mayza Gommes Mendes Brito; a enfermeira Técnica do departamento de atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Cristiannete Guimarães Corrêa; a Superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, Tayara Costa; e o membro do Núcleo de Registro Civil, Gerson Lelis Costa.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS