Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA leva Registro Cidadão e serviços internos à comarca de Timon

Fórum de Caxias também recebeu palestras do programa Justiça de Proximidade

Publicado em 23 de Jun de 2023, 12h00. Atualizado em 25 de Jun de 2023, 14h43
Por Ascom TJMA

As ações do programa Justiça de Proximidade, do Tribunal de Justiça do Maranhão, chegaram à comarca de Timon, distante 428 Km da capital. A força-tarefa foi recebida nesta quarta e quinta-feira (21 e 22/6), levando tanto serviços de melhoria e atendimentos voltados aos servidores e servidoras quanto o projeto Registro Cidadão, destinado a oferecer gratuitamente serviços de registro civil à população.

Realizado em parceria com o Cartório Extrajudicial do Segundo Ofício do município, o projeto Registro Cidadão fez 147 atendimentos na quinta-feira, no Salão do Júri do Fórum de Timon, onde foram  emitidas 112 segundas vias de certidões de nascimento, oito certidões de nascimento e óbito tardias, além de sete retificações administrativas em certidões, três reconhecimentos de paternidade e outras 17 orientações jurídicas. A Defensoria Pública estadual, por meio do Núcleo de Timon, também esteve no local prestando consultas e orientações sobre demandas judicializadas.

 

 

O projeto Registro Cidadão é organizado pelo Fundo Especial das Serventias de Registro Civil de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (FERC) e objetiva assegurar a visibilidade necessária através da documentação básica dos cidadãos e cidadãs, seja a primeira ou segunda via de registros civis, a fim de obter e garantir seu direito de buscar outros direitos, como a inserção em políticas públicas dos governos. A ação é executada de forma colaborativa com os Cartórios Extrajudiciais de cada município. 

A iniciativa faz parte do programa Justiça de Proximidade, cujo tema é “Fazer bem e depressa por uma Justiça de proximidade”, uma ação itinerante que efetiva serviços internos de aprimoramento nas áreas judiciais, administrativas e extrajudiciais, de recursos humanos, engenharia, segurança institucional, informática e tecnologia da informação, por parte das diretorias, unidades administrativas e judiciais da Justiça Estadual.

SERVIÇOS INTERNOS

Além dos serviços voltados à população, o programa Justiça de Proximidade promoveu atendimentos médicos e psicossociais aos servidores e servidoras do fórum de Timon, por meio do projeto “Bem Estar no Judiciário” da Divisão Médica, com triagem de enfermagem (foto abaixo) com a servidora Conceição Cadilhe (verificação de peso, aferição de pressão, glicemia) e consultas com a médica Léa Barros, além do trabalho da Divisão Psicossocial, que levou o psicólogo Eliandro Araújo para atendimentos.

 

 

Representando o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, na quarta-feira (21), o juiz auxiliar da Presidência José Nilo Ribeiro (foto abaixo) reuniu-se com o quadro de servidores e servidoras, o juiz Simeão Pereira e Silva (Vara da Infância e Juventude e diretor do Fórum), e as juízas Susi Ponte de Almeida (titular da 2ª Vara Cível) e Raquel Araújo Castro Teles de Menezes (titular da 1ª Vara Cível), para apresentar as ações e objetivos do programa, esclarecendo dúvidas e informando sobre medidas efetivadas pela administração buscando a melhoria das condições de vida e trabalho do quadro funcional do Judiciário. 

 

 

A equipe coneheceu as instalações e o funcionamento do Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Timon (CEAV), destinado a apoiar vítimas que tenham sofrido dano físico, moral, patrimonial e psicológico, em razão de crime ou ato infracional cometido por terceiro, ainda que este não tenha sido identificado, julgado ou condenado. O Centro atua com uma equipe multidisciplinar que recebe as vítimas e seus familiares. "Conforme o caso, identifica as situações de urgência, define a assistência necessária – jurídica, social ou psicológica – e orienta sobre os procedimentos imediatos e medidas legais cabíveis, fazendo o acompanhamento dos processos judiciais. O mesmo serviço também foi implantado na comarca de Caxias, nesta quinta-feira (22), no Núcleo de Práticas Jurídicas da UniFACEMA.

 

A comarca também foi beneficiada com os serviços da frente de trabalho do programa Justiça de Proximidade, formada pelas equipes da Diretoria de Recursos Humanos, Núcleo Socioambiental, Assessoria de Gestão Estratégica e Diretoria de Segurança Institucional.

Lá, servidores e servidoras e receberam orientações sobre direitos e deveres funcionais (licenças prêmio, de saúde, maternidade e paternidade; auxílios e adicionais, entre outros assuntos), na exposição “RH Itinerante”, apresentada pelo servidor Júlio César Costa, que também comentou sobre a estrutura da Diretoria de RH e as competências e especialidades das coordenações e divisões.

O Plano de Logística Sustentável do TJMA e as metas e indicadores do Ranking de Sustentabilidade, reguladas pelo Núcleo Socioambiental do TJMA, foram detalhados pela servidora Vitória Colvara. O setor promoveu ainda o plantio de muda de ipê e a sinalização dos ambientes de trabalho com mensagens sobre a economia de recursos e insumos na instituição;

O juiz Márcio Castro Brandão, coordenador da Assessoria de Gestão Estratégica, o servidor Rodrigo Valente (AGEM) trataram sobre o “Planejamento Estratégico TJMA/Prêmio CNJ de Qualidade” pontuando os  principais indicadores, metas, missão, visão e valores do TJMA e buscando conscientizar a equipe sobre seu papel no alcance dos resultados finais. 

 

 

A Diretoria de Segurança Institucional tratou sobre a promoção da cultura de segurança e prevenção de incêndios, apresentando situações ocorridas no âmbito do Judiciário e medidas de prevenção a situações emergenciais, sob a orientação do coronel PM Alexandre Magno e o tenente BM Helton Loyola, da Segurança Institucional do TJMA. 


 

A Escola Superior da Magistratura, representada pela servidora Anna Tereza Soares, prestou orientações sobre os cursos e capacitações oferecidos pela entidade, como especializações e mestrado, entre outras capacitações voltadas para o quadro funcional e a magistratura.

A equipe da Diretoria de Informática, formada pelos servidores Alan Ismael, Diogo Gaspar e Anderson Vale, atuou na instalação de novos computadores, atualização de sistemas e suporte técnico, além de orientar o pessoal da comarca sobre o funcionamento dos equipamentos.

O levantamento das necessidades de melhorias e serviços internos na unidade foi feito previamente pela Diretoria Administrativa. As equipes de engenharia, arquitetura e materiais ouvem atentamente cada detalhe sobre o que de fato deve ser revisto na comarca.

 

A chefe da Divisão de Administração Patrimonial, Dayana Luna, dias antes, acompanhou o inventário do fórum e o destralhe de bens e materiais inservíveis, além de outros que, de acordo com o estado de conservação são encaminhados para doação, ou para a coleta seletiva, após a triagem e com o apoio do Núcleo Socioambiental do TJMA.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

 

GALERIA DE FOTOS