Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Tribunal de Justiça avança na implantação da gestão de processos

Gestão por processos de negócios objetiva melhoria nos resultados

Publicado em 20 de Jun de 2023, 11h00. Atualizado em 20 de Jun de 2023, 16h18
Por Ascom/TJMA

Tendo em vista a estruturação do Núcleo de Gestão de Processos Institucionais (NGPI) do Poder Judiciário, a Coordenadoria de Gestão Estratégica realizou nesta segunda-feira (19), encontro com gestores e gestoras de áreas e chefias imediatas do Tribunal de Justiça do Maranhão para orientar sobre o levantamento dos processos de trabalho. A reunião, conduzida pelo consultor José Vinícius Tenani, faz parte de projeto de consultoria em gestão de processos de negócio, realizado pela 3Gen/NGPI para implantação do referido Núcleo de Gestão, com o objetivo de implantar a cultura e modelo de gestão de negócios por processos no âmbito do Judiciário estadual, que permitirá que o ambiente seja organizado e alinhado com a Estratégia para melhoria na entrega de valor e resultados dos serviços. 

A reunião desta segunda-feira (19) tratou das etapas 4 e 5 - Cadeia de Valor e Mapeamento de processos de trabalho -, previstas para conclusão no mês de outubro. Os processos de trabalho deverão ser levantados pelos setores administrativos, para análise dos processos de trabalho dessas unidades e as interfaces com as atividades e serviços que serão realizados pelo Núcleo.

As etapas anteriores do projeto consistiram em alinhamento, planejamento, treinamento em Gestão de Processos de Negócios e Estruturação do Escritório de Processos. A etapa 5 prevê a escolha de 10 processos institucionais para serem submetidos ao ciclo de melhoria contínua.

GESTÃO DE PROCESSOS

A gestão por processos representa uma abordagem para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar os processos de negócio para que os resultados desejados possam ser alcançados.

O modelo ajuda a identificar os fluxos, possibilitando a correção de falhas e otimização de processos; permite a tomada de decisão mais rápida e qualificada, uma vez que os indicadores e os fluxos estão bem definidos; possibilita a identificação de indicadores assertivos para os processos; contribui com a redução de custos e melhor distribuição de recursos; cria sinergia entre as pessoas e as áreas e permite melhor aproveitamento do tempo. 

SOBRE O NGPI

A unidade, acrescentada à estrutura organizacional da AGEM em 18 de fevereiro de 2022, mediante a  Resolução GP nº 17/2022, constitui um dos projetos estratégicos definidos no planejamento institucional do PJMA para o ciclo 2021 – 2026, o P.9.

De acordo com a Resolução, são atribuições do NGPI: prestar consultoria em gestão de processos de trabalho, na área administrativa; assessorar na elaboração, implantação e acompanhamento de projetos de racionalização de métodos e processos de trabalho; prestar consultoria para implantação e acompanhamento de sistemas de gestão da qualidade e promover estudos e elaboração de propostas de definição da estrutura orgânica do TJMA.  

O NGPI está alinhado à Resolução do Conselho Nacional de Justiça n° 325/2020, que dispõe sobre a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2016 e à Resolução do TJMA n° 44/2021, que dispõe sobre o Planejamento Estratégico, no âmbito do Poder Judiciário do Estado Maranhão para o sexênio 2021-2026.

Foto a partir da frente de auditório, onde servidores e servidores estão na plateia, e à frente, homem em pé de costas realiza apresentação

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS