Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Juizado da UFMA promove edição do projeto Casamentos Comunitários

Publicado em 19 de Jun de 2023, 11h06. Atualizado em 19 de Jun de 2023, 12h06
Por Michael Mesquita

Aconteceu no último sábado, dia 17 de junho, uma etapa do projeto Casamentos Comunitários. A cerimônia foi uma promoção do 5º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo, que fica localizado na Universidade Federal do Maranhão. Sob coordenação do juiz Alexandre Lopes Abreu, o casamento integrou o Projeto Itinerância, colocado em prática pela unidade judicial, com o objetivo de promover a cidadania e   aproximar as comunidades do Sá Viana, Vila Embratel e Gapara dos serviços da Justiça. 

A cerimônia foi realizada na Igreja Assembleia de Deus, com uma fala de acolhimento e orientação espiritual pelo Pastor Edmilson. Na solenidade de casamento, 34 casais oficializaram união perante a Justiça, dentre aqueles que já mantinham convivência. O juiz Alexandre Abreu contou com o auxílio do magistrado Fernando Mendonça e da juíza Andréa Perlmuter Lago, na celebração dos casamentos.

 

Também auxiliando no evento o Participou do evento o Coronel PM Joselito Mendes, responsável pelo Comando do Policiamento e membro do Conselho Comunitário pela Paz na região do Itaqui-Bacanga. “A celebração foi o encerramento das atividades da Itinerância do 5º Juizado Especial Civel e de Relação de Consumo, que funciona na Casa da Justiça na UFMA, como parte do compromisso do Judiciário maranhense com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas de n. 16, que assegura o acesso à Justiça a todos”, destacou Alexandre Abreu.

 

AÇÃO

O casamento comunitário integrou a agenda do Projeto Itinerância, que possibilitou ao público a realização de audiências de conciliação em tema de família e em temas de competência do 5° JERC, esclarecimento e orientação sobre direitos e deveres e lançamento do Projeto Formação de Agentes de Inclusão de Cidadania.

Além disso, foram promovidas palestras com temáticas voltadas para os direitos do consumidor e acesso aos mecanismos de proteção dos direitos. Integraram a pauta, ainda, as rodas de conversas, abordando temas como sexualidade na juventude; empreendedorismo feminino; proteção contra a violência doméstica; direitos do consumidor e de vizinhança; e conciliação e mediação em demandas de família.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS