Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Centro de Família realiza mais de 250 audiências 

Semana Estadual de Conciliação acontece até esta sexta (16/6)

Publicado em 16 de Jun de 2023, 15h50. Atualizado em 16 de Jun de 2023, 15h58
Por Ascom/TJMA

Durante a segunda Semana Estadual de Conciliação, promovida pelo Poder Judiciário do Maranhão, desde o dia 12/6 até esta sexta-feira (16/6), o Centro de Conciliação e Mediação de Família, instalado no Fórum de São Luís (Calhau), já realizou 251 audiências.

Do universo de sessões promovidas, 108 resultaram em acordos, o que equivale a um percentual médio de 43% de conciliação. Os dados são relativos a audiências ocorridas até a manhã desta sexta-feira.

A ação, com o tema "Conciliar é o caminho para resolver os conflitos", é organizada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Gonçalo Filho e coordenado pelo juiz Marcelo Oka.

Foto colorida horizontal mostra três pessoas sentadas em uma mesa redonda no Centro de Conciliação de Família do Fórum de São Luís, durante a Semana Estadual de Conciliação. Atrás deles, à esquerda, existe um computador sobre uma mesa de madeira. Atrás delas, a direita, existe um armário de madeira.

Durante esta semana, conciliadoras e conciliadores do Centro de Conciliação e Mediação de Família conduziram audiências referentes a demandas diversas: divórcio, alimentos, guarda e DNA, presenciais e por videoconferência, inclusive três audiências internacionais, sendo duas diretamente de Portugal e uma dos Estados Unidos (EUA).

A secretária do Centro de Conciliação e Mediação de Família, Ângela Rodrigues de Oliveira, ressalta que a iniciativa integra o calendário da Justiça maranhense desde o ano de 2022, contribuindo para movimentar os índices de conciliação em todo o Estado. 

“Durante esta semana, nós realizamos audiências referentes a demandas judiciais e extrajudiciais, com o objetivo de resolvermos os casos existentes e evitarmos demandas futuras, pois trabalhamos não só com a resolução do conflito judicial, como também promovemos um atendimento humanizado com a finalidade de pacificação dos conflitos familiares”, pontuou.

SEMANA

De acordo com juiz coordenador do Nupemec/TJMA, Marcelo Oka, a Semana Estadual de Conciliação é uma iniciativa pioneira do Tribunal de Justiça do Maranhão. Participam do evento comarcas da capital e de todo o Estado. Mais de 8.067 audiências foram agendadas na pauta de audiências do Maranhão. 

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373

 

GALERIA DE FOTOS