Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário promove reunião sobre Semana Estadual de Conciliação

Publicado em 18 de Mai de 2023, 13h03. Atualizado em 18 de Mai de 2023, 17h51
Por Amanda Campos

Juízes, juízas, servidores e servidoras do Poder Judiciário maranhense reuniram-se, nessa quarta-feira (17), por videoconferência, para discutir sobre a importância e a sistemática da II Semana Estadual de Conciliação. O evento, com o tema "Conciliar é o caminho para resolver os conflitos", irá acontecer de 12 a 16 de junho de 2023.

Durante o período, magistrados, magistradas, servidores e servidoras de todo o Estado irão reunir esforços para tentar solucionar ações judiciais, de forma rápida, simples, gratuita e efetiva. O mutirão é organizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça (Nupemec/TJMA).

Na oportunidade, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, ressaltou a importância da ação, conclamando todos e todas a se engajarem no evento, selecionando o maior número possível de processos passíveis de conciliação. “A conciliação é um trabalho diário de todos nós, que contribuímos para a existência de um Poder Judiciário protagonista. Precisamos fazer cada vez mais pela sociedade que, por sua vez, está mais forte, mais consciente e mais madura em relação à solução de seus conflitos. O Nupemec tem feito um trabalho incrível de fomento à cultura da conciliação. Vamos fazer um grande evento em benefício da população”, pontuou.

O presidente do Nupemec/TJMA, desembargador José Gonçalo Filho, falou sobre o alcance social da Semana de Conciliação.  “Que tenhamos uma Semana Estadual de Conciliação repleta de êxito, com elevados índices de audiências e acordos. Afinal, nosso propósito é facilitar a vida das pessoas, resolvendo seus conflitos de forma célere e efetiva. Contamos com o empenho de todos”, destacou.

O desembargador Josemar Lopes Santos enfatizou a importância da conciliação e garantiu apoio irrestrito ao evento.  “A conciliação é um meio alternativo e eficaz de solução de demandas. Precisamos de pacificação social, pois os conflitos não levam a lugar nenhum. A Semana de Conciliação é uma grande oportunidade oferecida à sociedade. Estamos à disposição para colaborar com o evento. Afinal, precisamos lutar por uma Justiça efetiva e justa, como garante a Constituição Federal”, frisou.

PRAZO DE CADASTRO

Card colorido com fundo branco da Semana Estadual de Conciliação ¿ 12 a 16 de junho de 2023. Texto: Conciliar é o caminho para resolver os conflitos. Ao centro, imagem do mapa do Maranhão com bordas nas cores azul e verde. Ao lado esquerdo, molduras circulares com imagens de mãos sendo apertadas em sinal de acordo; imagem de um homem sorrindo e outra imagem de uma mulher sorrindo. No rodapé, logomarcas do TJMA e do Núcleo de Solução de Conflitos.

Durante a reunião virtual, o coordenador do Nupemec/TJMA, juiz Marcelo Oka, lembrou da importância do cadastro de audiências no sistema Conciliação, com acesso pelo "Sentinela", por todas as unidades jurisdicionais do Estado, impreterivelmente, até o dia 2 de junho de 2023. Também reforçou a relevância do correto preenchimento de dados referentes aos acordos firmados pelas partes, durante o evento, para fins de aferição das metas do Prêmio CNJ de Qualidade.

“Ressalto a importância da triagem dos processos efetivamente passíveis de conciliação, visando atingirmos um elevado índice de sentenças homologatórias decorrentes de conciliação/mediação em relação à quantidade total de sentenças proferidas pelo respectivo tribunal”, frisou.

DADOS

O magistrado Marcelo Oka aproveitou a oportunidade para registrar dados referentes à 1ª edição da Semana Estadual da Conciliação, realizada no período de 20 a 24 de junho de 2022.

Durante o evento, foram designadas 1.154 audiências somente em São Luís, 636 sessões realizadas, com 277 acordos que resultaram no montante de mais de R$ 3 milhões e 500 mil reais negociados entre as partes. Em todo o Estado, foram designadas 8.436 audiências, 6.092 sessões realizadas com 1.049 acordos registrados.

AGENDAMENTO

A Coordenação de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMA informa que as partes interessadas ou advogados(as) também podem solicitar o agendamento de audiências para a Semana Estadual de Conciliação, peticionando no processo, via Telejudiciário (0800-7071581/ (98) 3194-5555) ou centro de conciliação.

MAIS INFORMAÇÕES

O Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA está à disposição de magistrados, magistradas, servidores e servidoras, bem como a população em geral, para dirimir dúvidas sobre a Semana Estadual da Conciliação.

Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail conciliar@tjma.jus.br; ou pelo (98) 3198.4558 (WhatsApp Business).


 
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4374

GALERIA DE FOTOS