Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Ponto Digital garante acesso à Justiça em São João do Carú

Espaço de cidadania vai cessar a necessidade de deslocamento da população por quase 100 km até o Fórum de Bom Jardim

Publicado em 16 de Mai de 2023, 7h18. Atualizado em 16 de Mai de 2023, 8h00
Por Márcio Rodrigo

Os mais de 15 mil habitantes de São João do Carú terão, a partir de agora, acesso integral e gratuito à Justiça na própria cidade, por meio de um Ponto de Inclusão Digital (PID) instalado nesta segunda-feira (15) pelo Poder Judiciário do Maranhão. A iniciativa integra o programa “Justiça de Todos” da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA), e vai evitar deslocamentos de até 180 km entre ida e volta ao município de Bom Jardim, termo judiciário sede da comarca, para atendimento dos serviços judiciários, participação em audiências, sessões do Tribunal do Júri, e demais atos processuais.

O “Justiça de Todos” já instalou 84 Pontos Digitais em todas as regiões do Estado, garantindo dignidade e cidadania aos maranhenses que residem em cidades que não possuem estrutura forense. O programa é resultado de parceria do Poder Judiciário com as prefeituras municipais, que atuam na instalação de salas equipadas com computadores ligados à internet, para que os jurisdicionados tenham a oportunidade de acessar os serviços da Justiça e participar das audiências por videoconferência, sendo auxiliados por um servidor facilitador durante o processo. As mulheres em situação de Violência Doméstica também podem ser atendidas por meio do Ponto Digital para requerer uma Medida Protetiva de Urgência – MPU.

Durante a solenidade de inauguração do PID em São João do Carú, realizada no auditório do Sindicato dos Servidores Municipais (SINPROSERMUCARU), a juíza Tereza Nina, que coordena o programa, frisou a importância dessa sala para a população caruense, que até então precisava despender gastos de até R$ 120,00 para ir até o Fórum de Bom Jardim. “São quase 100km de São João do Carú até a sede da comarca, por meio de uma estrada sinuosa que necessita manutenção e repleta de animais ao longo de seu trajeto de quase 2 horas, o que a torna extremamente perigosa, por isso, o Poder Judiciário está muito feliz em inaugurar esse Ponto Digital que certamente vai trazer um grande benefício para a população”, pontuou.

O juiz titular da Comarca de Bom Jardim, Flávio Gurgel, ressaltou que as salas do “Justiça de Todos” são um verdadeiro “atalho” para interligar o cidadão aos seus direitos. O magistrado informou que São João do Carú possui uma demanda considerável de ações em trâmite no Fórum de Bom Jardim, em sua maioria, relacionadas a Direito do Consumidor e de Família. “É um momento importante, porque demonstra a presença do Poder Judiciário junto à comunidade e garante maior efetividade aos direitos individuais para a população de São João do Carú”, concluiu.

Juiz Flávio Gurgel destacou vantagens com a chegada do Ponto Digital na comarca

O prefeito Bruno Cardoso agradeceu a parceria e destacou o apoio do Poder Executivo para garantir que a população saiba da existência do Ponto Digital e utilize o espaço de cidadania.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Hercílio Júnior, enfatizou a importância do programa para a cidade, e se comprometeu em ajudar na divulgação durante as sessões da Câmara. O parlamentar destacou que já presenciou situações onde moradores de São João do Carú precisaram levar duas testemunhas para a audiência presencial em Bom Jardim, elevando os gastos com o deslocamento até Bom Jardim. “Com essa sala tudo vai ficar mais simples e rápido, é um grande avanço para nossa população”.

Participaram da solenidade de instalação do Ponto Digital, a procuradora-chefe do município, Laila Lorena Carvalho; a facilitadora que realizará o atendimento, servidora municipal Fabiana Santos; secretários municipais; vereadores e pessoas da comunidade em geral.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS