Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Toada Talk discute possíveis impactos do ChatGPT no Judiciário

O evento é uma iniciativa do Laboratório de Inovação do TJMA, o Toada Lab

10/04/2023
Gabryella Sousa

O Laboratório de Inovação do TJMA – Toada Lab, em conjunto com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), realizou a primeira edição do Toada Talk, uma roda de conversa cujo objetivo é promover um debate sobre temas emergentes relacionados à inovação no Judiciário. Nesta primeira edição, o evento abordou o tema "ChatGPT e os Possíveis Impactos no Judiciário".

O evento contou com a mentoria do professor Jacob Júnior da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e com a participação de especialistas, incluindo o juiz coordenador do Toada Lab, Ferdinando Serejo, e o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Anselmo Cardoso. Durante a discussão, o ChatGPT foi apresentado como um exemplo de como a inteligência artificial pode ser aplicada no Judiciário. Esta ferramenta é baseada em machine learning e permite a geração de textos a partir de inputs de usuários, simulando uma conversa humana.

O juiz Ferdinando Serejo enfatizou a importância de se utilizar ferramentas de inteligência artificial no Judiciário, pois isso pode trazer benefícios significativos para o funcionamento do sistema judicial. Já o professor Anselmo Cardoso abordou de forma mais ampla o uso do ChatGPT e de outras ferramentas de inteligência artificial, destacando seus benefícios e desafios. Foi ressaltado que é importante considerar questões éticas e de segurança ao utilizá-las.

A discussão promovida pelo Toada Talk foi fundamental para entender como as tecnologias de inteligência artificial podem ser aplicadas no Judiciário e os desafios envolvidos nesse processo. Além disso, a inovação no judiciário pode contribuir para criar soluções mais eficientes e justas para a população.

O Toada Talk é uma iniciativa do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que acontecerá regularmente no tribunal, abordando diversos temas relacionados à inovação no Judiciário. O objetivo é promover um espaço para discussões sobre a importância da inovação no Judiciário e sua relação com o aprimoramento dos serviços prestados aos cidadãos.

Este é um evento importante para especialistas, juízes e outros profissionais compartilharem seus conhecimentos e experiências, contribuindo para o desenvolvimento da justiça no Maranhão. Além disso, essa ação está alinhada com a estratégia do Poder Judiciário e as metas do CNJ que englobam a temática de inovação.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS