Promover o bem-estar de servidores e servidoras e estimulá-los(as) ao aperfeiçoamento, por meio de cursos e programas de qualificação, não apenas gera benefícios para quem trabalha no Poder Judiciário do Maranhão, como também melhora o atendimento ao cidadão ou cidadã que necessita dos serviços da Justiça. Este é o entendimento do programa Justiça de Proximidade, que leva a palestra “RH Itinerante” às comarcas participantes da iniciativa. Nessa quarta-feira (29/3), foi a vez do público interno de Paulo Ramos, a 347 km de São Luís.
A chefe da Divisão de Direitos e Deveres da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Maranhão, Flávia Ximenes, apresentou um quadro detalhado sobre a estrutura do setor; principais benefícios oferecidos; os serviços disponibilizados pelas divisões Médica, Odontológica e Psicossocial; o que diz o Código de Ética Profissional, Conduta e Integridade dos servidores do Poder Judiciário do Maranhão; além dos deveres das servidoras e servidores.
Para Flávia Ximenes, o primeiro benefício é mostrar ao servidor e servidora que eles(as) são tão importantes, que a instituição busca incentivá-los, prestigiá-los, premiá-los com as suas qualificações, com incentivos, com benefícios que vão desenvolver os seus conhecimentos, as suas habilidades, o que vai refletir no atendimento ao público em geral, seja aos jurisdicionados, ou seja na convivência entre servidores e servidoras.
“Você incentiva o servidor a se qualificar, ele se sente pertencente à instituição, vê que muitas instituições nem promovem tantos reconhecimentos”, indica a chefe da Divisão de Direitos e Deveres, para quem, ao se qualificar, esse servidor ou servidora consegue levar a instituição a uma prestação jurisdicional muito melhor.
O juiz Crisanto de Moura, da Vara única da Comarca de Paulo Ramos, que considera louvável a iniciativa do Poder Judiciário do Maranhão de levar melhorias às comarcas e promover a aproximação da administração com as unidades do interior, concorda com a linha de raciocínio do programa.
“A população ganha, com certeza. A melhoria, vindo para o Judiciário, diretamente, quem é beneficiado é o cidadão jurisdicionado, que se encontra lá fora, esperando atendimento, celeridade nos processos. No geral, todo mundo ganha”, resumiu o juiz.
“Eu gostei muito. Está de parabéns a equipe”, elogiou o auxiliar judiciário Adson Dantas.
“A palestrante foi muito boa, muito bem explicativa, tirou nossas dúvidas e, graças a Deus, a gente tá sem dúvida nenhuma”, completou o oficial de justiça Michel Estrela.
DÚVIDAS E SUGESTÕES
Se a palestra serve para esclarecer as dúvidas do público interno, também estimula sugestões, como o pedido, do próprio Michel, de maior disponibilidade de cursos EAD para servidores e servidoras de comarcas do interior, que têm mais dificuldade de participar dos cursos presenciais oferecidos na capital.
OUTRAS PALESTRAS
Os servidores e servidoras de Paulo Ramos também ouviram o juiz auxiliar da Presidência do TJMA Nilo Ribeiro esclarecer o que a alta administração do Judiciário maranhense pretende ao levar equipes do RH, da área de Saúde, do Planejamento Estratégico, da Segurança Institucional para uma conversa aberta com todos e todas: proporcionar melhores condições de estrutura, mas também de benefícios, visando o bem-estar geral, inclusive da população que interage com o público interno.
Ao lado do juiz Crisanto de Moura e de equipe do programa, Nilo Ribeiro também vistoriou as instalações do Fórum de Paulo Ramos, que ganhou cinco novos computadores, a exemplo do Fórum de Olho d’Água das Cunhãs, que ainda recebeu uma reforma no telhado, comarca esta também visitada pelo juiz auxiliar da Presidência do TJMA, ao lado do juiz Caio Medeiros Veras, titular da Vara única.
E se tudo começa por uma boa prevenção, o coronel PM Alexandre Magno e o tenente BM Helton Loyola, da Segurança Institucional do TJMA, apresentaram a palestra “Difusão da Cultura de Segurança Institucional”, em Paulo Ramos.
No mesmo local, a Palestra “Planejamento Estratégico TJMA/Prêmio CNJ de Qualidade 2023” teve, mais uma vez à frente, Mariana Carneiro e Mônica Sousa, da AGEM.
A procura foi intensa pelo atendimento de enfermagem, com a enfermeira Conceição Cadilhe, da Divisão Médica do Tribunal; consulta médica por videoconferência, mediada por Vânia Martins, da Divisão Médica; e atendimento psicológico, com Railson Rodrigues, da Divisão Psicossocial.
Veja o álbum de fotos das ações do programa Justiça de Proximidade na Comarca de Paulo Ramos.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370