Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Corregedoria da Justiça realizará semana nacional de registro civil

REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS

Publicado em 27 de Mar de 2023, 12h00. Atualizado em 27 de Mar de 2023, 15h04
Por ASSCOM CGJMA

A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) reuniu, no último sábado (25/03), às 9h, no auditório do Fórum de São Luís, responsáveis pelo serviço extrajudicial do Estado, para discutir a realização de um mutirão nacional de registro civil de pessoas naturais.

Foram discutidas as ações a serem desenvolvidas na Semana Nacional de Combate ao Sub-registro (“Semana Nacional Registre-se”), que será realizada de 8 a 12 de maio de 2023, pela Corregedoria Nacional de Justiça, com o objetivo de reduzir o índice de sub-registro (pessoas não registradas ao nascer), em todo o país.

Ações de promoção da cidadania, como incentivo ao reconhecimento espontâneo de paternidade, mutirões de acesso à documentação básica, inaugurações de unidades interligadas de registro civil, dentre outras, devem ser realizadas durante a semana.

CENTRAL DE INFORMAÇÕES DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS

Durante a reunião, foi informada a necessidade de alimentação das informações estatísticas do setor à Central de Informações de Registro Civil das Pessoas Naturais – CRC, integrada por todos os oficiais de registro civil das pessoas naturais do Brasil, criado pelo Conselho Nacional de Justiça pelo Provimento Nº 46/2015.

O juiz diretor da Secretaria Geral da CGJ-MA, José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, comandou a reunião com o setor extrajudicial - a quarta da gestão e a primeira de 2023.

“Concluímos a quarta reunião de trabalho do serviço extrajudicial e da Corregedoria Geral da Justiça. Tratamos acerca do mutirão de registro civil de pessoas naturais e conseguimos a adesão das serventias extrajudiciais ao mutirão, que será realizado em parceria com o Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado”, enfatizou.

Participaram da reunião a juíza coordenadora do Núcleo de Registro Civil (NRC), Jaqueline Caracas; a servidora Eliana da Conceição Monteiro, coordenadora das Serventias; da Presidente da ARPEM, Gabriela Dias Caminha, e o servidor, Fernando Sousa, membro do NRC. Por videoconferência, a Defensora Pública, Débora Alcantara e o advogado Humberto Briones de Sousa, da Central de Registro Civil.

“Foi muito positivo e enriquecedor. Nós saímos daqui com questões muito bem determinadas e resolvidas”, declarou Patrícia Marques, do Cartório do Ofício único de Santa Rita.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS