O artesão Carlos César Viana, 64, está com a exposição “Nossa Cultura”, em cartaz na Galeria Celso Antônio de Menezes, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). São obras que retratam a cultura popular do Maranhão, como o tambor de crioula e as tradicionais matracas do bumba boi, além de figuras como pescador, imagens sacras, entre outras, todas feitas em madeira.
A exposição, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, fica em cartaz até o dia 30 de novembro. Para o acesso ao local é exigida a apresentação do comprovante de vacinação contra o coronavírus (COVID-19).
“Quando era menino eu vi um indígena trabalhando com talha em madeira e me despertou o interesse por essa arte manual. Após eu passar por uma provação de vida, desenvolvi a capacidade do trabalho com xilogravura. Com o tempo, montei minha própria oficina. Sou autodidata. Faço imagens na madeira usando o entalhe há 30 anos e outros tipos de artesanatos. Vivo exclusivamente da minha arte”, contou.
Na oficina do artesão Carlos César Viana a madeira é entalhada com a ajuda de um instrumento cortante, formando as imagens. É um trabalho delicado que requer muita dedicação, como explica o autor.
A Galeria Celso Antônio de Menezes é responsável pela promoção das ações culturais que contemplam as artes em geral (teatro, música, artes plásticas, fotografia). Para expor no local, é necessário agendamento que deve ser feito por meio do e-mail (asscom_forumslz@tjma.jus.br).
Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís