Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Internos de presídio de São Luís se casam em cerimônia comunitária

ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA

Publicado em 27 de Out de 2022, 10h10. Atualizado em 27 de Out de 2022, 11h10
Por Helena Barbosa

A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) realizou mais uma cerimônia especial para oficializar a união civil de 11 casais, com todos os atos cartorários gratuitos, por meio do Projeto “Casamentos Comunitários”.

A cerimônia foi realizada no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde os noivos cumprem pena na Unidade Prisional São Luís 1 e 2, a pedido da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária do Estado (SEAP). O salão da penitenciária foi decorado com arranjos florais, tapete vermelho, bolo nupcial e doces, para as fotos dos noivos e noivas, que se vestiram a caráter para a ocasião.

 

O Juiz Douglas de Melo Martins, Coordenador de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário, presidiu a cerimônia celebrando, individualmente, os matrimônios.

SEM COBRANÇA DE TAXAS CARTORÁRIAS

O cartório do 1º Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais de São Luís, parceiro no projeto, realizou todos os atos de habilitação para o casamento, sem a cobrança de taxas, que são pagas pelo Poder Judiciário. Ao final da cerimônia, os noivos receberam a Certidão de Casamento.

 

Compareceram ao evento a gestora de Atendimento e Humanização Penitenciária, Ingrid Anunciação; o defensor público Bruno Dixon, coordenador do Núcleo de Execução Penal da Defensoria Pública do Estado; a delegatária do 1º Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais de São Luís, Graciana Soares; a presidente do Conselho Penitenciário do Maranhão, Susan Lucena; o diretor da Unidade Prisional São Luís 1, David Silva Furtado; o diretor da Unidade Prisional São Luís 2, Márcio Nascimento dos Reis e o pastor capelão, Rivadávia Silva Pinheiro.

As autoridades da mesa diretora discursaram, reconhecendo a importância da parceria institucional entre o Poder Judiciário (CGJ-MA) e a SEAP, para proporcionar a assistência judiciária gratuita e o exercício da cidadania às pessoas presas e desejaram felicidade aos noivos e noivas nessa nova etapa de suas vidas.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS