Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Justiça de Todos chega ao termo de Alto Alegre do Maranhão

PONTO DE INCLUSÃO DIGITAL

Publicado em 11 de Out de 2022, 9h44. Atualizado em 11 de Out de 2022, 11h47
Por ASSCOM CGJMA

O projeto “Justiça de Todos” chegou ao termo judiciário de Alto Alegre do Maranhão. A sala com ponto de inclusão digital foi instalada nesta segunda-feira, 10, simultaneamente à visita técnica ao Fórum da Comarca de São Mateus, termo sede, onde a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) desenvolve plano tático na 1ª Vara nos dias 10 e 11 de outubro.

Com o funcionamento do ponto digital, o jurisdicionado tem a garantia de participação em audiências por videoconferência diretamente do local que reside, evitando possíveis remarcações, possibilitando que os atos processuais sejam realizados de forma a reduzir o tempo de duração do processo. A plataforma pode ser utilizada por todos os órgãos que integram o Sistema de Justiça: Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e Defensoria Pública Estadual.

O Justiça de Todos também atende às orientações apresentadas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, no último dia 22 de junho por meio da Recomendação n.º 130/2022. Nela, o CNJ recomenda aos tribunais a instalação de Pontos de Inclusão Digital (PID), para maximizar o acesso à Justiça e resguardar os excluídos digitais. “Considera-se como PID qualquer sala que permita, de forma adequada, a realização de atos processuais, principalmente depoimentos de partes, testemunhas e outros colaboradores da justiça, por sistema de videoconferência, bem como a realização de atendimento por meio do Balcão Virtual, instituído pela Resolução CNJ no 372/2021”, frisa o documento.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, participou da solenidade de instalação e descreveu os serviços mais utilizados nas outras 33 salas em funcionamento. “Essa ferramenta é ampla, já tivemos participação de testemunhas em tribunal do júri, casamento, divórcio, acordos em processo cível e participamos de várias sessões do Pleno do Tribunal de Justiça, demonstrando que o sistema funciona e a população de Alto Alegre está de parabéns porque a partir de hoje tem acesso garantido à Justiça”, destacou.

Participaram da instalação da cerimônia de instalação da sala, a prefeita de Alto Alegre, Nilsilene Almeida; a juíza coordenadora de Planejamento Estratégico da CGJ, Tereza Nina; o juiz auxiliar da Corregedoria, Talvick de Freitas; dos juízes Aurimar Arrais Sobrinho, titular da 1ª Vara de São Mateus, e Raphael Amorim, titular da 2ª Vara e Diretor do Fórum de São Mateus.

 

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça

asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS