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Distribuição do Fórum de São Luís emite mais de nove mil certidões na pandemia

Publicado em 23 de Abr de 2021, 15h09. Atualizado em 23 de Abr de 2021, 15h12
Por Priscilla Costa

Durante o primeiro ano da pandemia, a Distribuição do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) emitiu 9.278 certidões (onerosas e gratuitas) para o público e recebeu 3.019 cartas precatórias, sendo 1.874 físicas e 1.145 eletrônicas. O setor também distribuiu e redistribuiu 11.662 processos físicos e 1.499 eletrônicos para as unidades judiciais do Fórum, conforme dados estatísticos da unidade. Esses números correspondem ao trabalho realizado desde o início da execução das medidas temporárias que o Poder Judiciário adotou para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19), em março de 2020.

A unidade é responsável pela emissão de certidões negativas referentes ao primeiro grau de jurisdição, recebimento e cadastramento de petições iniciais (processos novos) e sua distribuição às Varas instaladas no Fórum de São Luís, como Varas da Família, Cíveis, Criminais, Fazenda Pública e outras. Além disso, o setor recebe petições intermediárias - quando os processos já tramitam nas respectivas varas - e é responsável pela redistribuição e desmembramento de processos judiciais já em tramitação.

No período de março de 2020 a março de 2021, o setor também distribuiu 11.814 petições intermediárias no sistema judicial Themis PG e atendeu, aproximadamente, 10 mil e-mails com demandas diversas, tais como, solicitações de informações, manifestações da Ouvidoria, redistribuição de processos, informações de cartas precatórias, declínio de competência processual entre outros. Para maior eficiência e agilidade nas solicitações e comunicações a Distribuição utiliza o Malote Digital, um sistema para envio de correspondências oficiais entre diversos órgãos, como delegacias, cartórios, etc.

CERTIDÕES
São gratuitas para pessoas físicas e podem ser emitidas diretamente no site do TJMA para fins eleitorais, de distribuição das ações penais, ações cíveis e de improbidade administrativa. As demais certidões são onerosas (física ou jurídica) e devem ser solicitadas para recebimento posterior por e-mail.

Para emitir o documento on-line (gratuito), o interessado ou a interessada deve acessar o site www.tjma.jus.br, selecionar o menu cidadão e clicar em “certidões negativas”, logo após será direcionado para a tela de preenchimento de dados da certidão.

No caso das certidões onerosas, o interessado ou a interessada deve antes gerar o boleto para pagamento (gerador de custas) e seguir os passos: acessar o portal do TJMA (www.tjma.jus.br), clicar no link “Gerador de Custas – Sistema Custas”, após, o usuário ou a usuária será direcionado para outra tela, nela deverá selecionar cálculo de custas do 1º grau, e depois certidões e alvará, escolher a certidão a ser emitida, calcular, gerar guia (preencher com as informações do sacado/parte pagante e marcar Contadoria Judicial do Fórum Desembargador Sarney Costa).

Depois do pagamento das custas, o interessado ou a interessada deverá encaminhar a solicitação da certidão onerosa para o e-mail da Distribuição do Fórum de São Luís (distribuicao_slz@tjma.jus.br). É necessário enviar por e-mail a primeira via do boleto, o comprovante de pagamento e o documento exigido para emissão da certidão (cartão CNPJ, se pessoa jurídica; e RG que tenha o número do CPF ou carteira de habilitação, se pessoa física). Em até cinco dias o solicitante receberá a certidão no e-mail informado.

A Distribuição do Fórum Des. Sarney Costa atende às solicitações de certidões via e-mail para pessoas físicas residentes na Comarca da Ilha de São Luís e pessoas jurídicas com endereço em São Luís que não consigam emitir on-line por motivos de homônimos ou ocorrências processuais. As certidões são digitalizadas pelo setor e enviadas no e-mail do solicitante.

O setor conta com 16 servidores, sendo auxiliares e técnicos judiciários e comissionados, além do secretário judicial da unidade, que responde pela chefia. Durante a suspensão das atividades presenciais, judiciais e administrativas, conforme Portaria TJMA 281/2021, até 30 de abril, o atendimento ao público está sendo realizado remotamente pelo e-mail: distribuicao_slz@tjma.jus.br, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

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