No aniversário dos 408 anos de São Luís, celebrado nesta terça-feira (8 de setembro), o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Desembargador Lourival Serejo, em nome dos demais membros da Corte, presta uma singela homenagem à cidade Patrimônio Mundial da Humanidade.
O Desembargador Lourival Serejo expressa sua gratidão e reconhecimento à cidade de São Luís pela sua rica história, parabenizando também todos aqueles que a construíram e que a constroem todos os dias por meio do trabalho digno e incessante.
HISTÓRIA
No século XVI, a área da atual cidade de São Luís região ocupada pelos tupinambás. Devido à resistência dos índios e às dificuldades de acesso, os portugueses inicialmente não tiveram grande interesse pela área.
Em 1612, os franceses chegaram à região, com o objetivo de fundar sua primeira colônia nos trópicos. Eles construíram o Forte de Saint-Louis (São Luís), em homenagem ao rei francês Luís XIII. Porém, três anos depois, foram expulsos pelos portugueses.
Ainda no século XVII, a cidade ficou sob domínio holandês. Os portugueses retomariam a região apenas em 1645. Só então a colonização portuguesa se iniciou de fato na ilha Upaon-Açu.
PATRIMÕNIO DA HUMANIDADE
No dia 6 de dezembro deste ano, São Luís vai celebrar, também, 23 anos do título de Patrimônio Mundial da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) pela riqueza do conjunto arquitetônico, composto por casarões seculares revestidos por azulejos portugueses num acervo com mais de mil prédios construídos entre os séculos XVII e XIX.