Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA promove ação de combate ao abuso sexual infantil em meio virtual

Publicado em 18 de Abr de 2024, 7h57. Atualizado em 18 de Abr de 2024, 7h58
Por CSI-MIGRACAO

 

O abuso e exploração on-line de crianças e adolescentes e o uso massivo da internet por meio de celulares, tablets ou computadores será tema de palestra promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ - TJMA) e Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), no dia 3 de maio, às 14h. no Auditório Madalena Serejo - Fórum de São Luís (Calhau),

Com o tema Por trás do celular com quem seu filho está? o evento faz parte da campanha Maio Laranja, que acontece em todo o país, como forma de alertar mães, pais, cuidadores, crianças e adolescentes, conscientizando sobre o enfrentamento e prevenção ao abuso e à violência sexual de crianças e adolescentes.

A palestra tem como público-alvo crianças e adolescentes de escolas convidadas, servidoras e servidores de setores da área da Infância e Juventude e outras pessoas interessadas no tema.

Inscrições para o público interno do TJMA AQUI (de 15 a 26/4) 

Inscrições para estudantes e público externo - no local do evento, durante credenciamento.

CONSCIENTIZAÇÃO

No ano de 2024, as ações do Maio Laranja estão voltadas aos perigos do uso da internet e redes sociais na atualidade. “Considerando o avanço de tecnologias e a facilidade de conexão em rede, que propicia o contato com pessoas em todo o mundo, o ambiente virtual confere um grau de periculosidade para diversos tipos de crimes contra crianças e adolescentes, um dos públicos com maior acesso ao celular com internet no nosso país”, alerta a analista judiciária pedagoga, Stela Constância Fonseca.

A pedagoga complementa que o principal objetivo é levar informação e fomentar reflexões. “Direcionada ao público infanto-juvenil, a apresentação será desenvolvida em linguagem simples e acessível, mas bastante esclarecedora. “Os perigos virtuais facilitam o cometimento de violência sexual e as consequências são devastadoras para a vida das vítimas e suas famílias. Por isso, a ação traz conteúdo para orientação e também mobilização desses jovens como multiplicadores de informação”, reforça a pedagoga.

PALESTRANTES

Raquel Teles de Meneses - Juíza da 1ª Vara Cível da Comarca de Timon.

Guilherme Luiz Campelo dos Santos – Delegado do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (SEIC/PCMA).

Vânia Beatriz Gomes - Psicóloga e psicoterapeuta no atendimento a crianças, adolescentes e adultos.

MAIO LARANJA

A Campanha Maio Laranja foi instituída pela Lei federal nº 14.432 de 2022, para ser realizada anualmente, em todo o território nacional. Com ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, visa o aumento da mobilização do Judiciário e demais órgãos, nesta temática.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @‌esmam_tjma
Facebook: @‌esmam.tjma
Youtube: @‌eadesmam
Fone: (98) 2055-2800/2801

 

GALERIA DE FOTOS