Com o objetivo de reduzir significativamente o risco de violação de dados, minimizando o impacto potencial de ataques cibernéticos e protegendo a privacidade de seus usuários e usuárias, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) inicia campanha para incentivar o uso da autenticação em duas etapas por magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as).
A ação – discutida em reunião interna de alinhamento, no último dia 20 de março – é uma iniciativa do Comitê de Governança de Segurança da Informação e do Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais, sob a liderança do desembargador Jamil Gedeon.
A autenticação em duas etapas, também conhecida como 2FA, é uma medida de segurança fundamental para proteger contas online em diversas plataformas, desde e-mails e redes sociais até serviços bancários e de comércio eletrônico. Essa tecnologia adiciona uma camada extra de segurança além da tradicional senha, tornando mais difícil para hackers e criminosos virtuais invadirem contas e roubar informações pessoais ou financeiras.
A 2FA geralmente envolve a inserção de um código de verificação de segurança adicional, enviado por meio de um aplicativo autenticador ou por mensagem de texto, depois que o usuário insere sua senha. Essa medida de segurança adiciona uma camada extra de proteção, pois mesmo que um hacker ou invasor tenha acesso à senha, ele não poderá entrar na conta sem o código de verificação adicional.
GOOGLE WORKSPACE
Desde março de 2022, o TJMA migrou as suas contas institucionais para o Google Workspace, que incluem o Gmail, o Google Drive e outros serviços do Google. A implementação da 2FA no Google Workspace é especialmente importante, pois essas contas geralmente contêm informações sensíveis, como informações pessoais, financeiras e documentos internos que não devem ser compartilhados.
O Google Workspace oferece várias opções de autenticação em duas etapas, incluindo o uso de um aplicativo autenticador, como o Google Authenticator, ou o envio de um código de verificação por mensagem de texto ou chamada telefônica. Além disso, o Google Workspace oferece a opção de usar chaves de segurança físicas, como o YubiKey, que adicionam uma camada extra de proteção e são resistentes a ataques de phishing.
SENTINELA
O acesso ao Sentinela – sistema de controle de acesso aos sistemas do Judiciário – também pode ser feito com a autenticação de duas etapas. Para isso, basta escolher a opção “cadastros”, clicar no botão “ativar” e seguir as instruções descritas na tela. A ativação no Sentinela se dará por meio da instalação do Google Authenticator.
Para prestar orientações sobre como cadastrar a autenticação de duas etapas nas contas de e-mail do TJMA e no sistema Sentinela, a Diretoria de Informática disponibilizou um tutorial, o Manual 2FA.
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