Órgão de comunicação oficial do Poder Judiciário maranhense, a Rádio Web Justiça do Maranhão está veiculando nova playlist em sua grade de programação, com músicas internacionais de todas as épocas e vários estilos.
Desde a primeira transmissão, em 13 de maio de 2015, a emissora tem sido um canal de interação para magistrados, magistradas, servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras do TJMA, oferecendo aos seus ouvintes uma programação que preza pelo interesse público, com todos os lados da informação, além de uma programação musical de qualidade. Ouça aqui.
ACESSO
Utilizando as potencialidades oferecidas pela mídia digital, para um público cada vez mais conectado à tecnologia, a emissora transmite, online, assuntos que vão desde ações institucionais, cultura, notícias do dia, música, além de entrevistas e coberturas das sessões de julgamento do Tribunal de Justiça, em especial a sessão plenária da Corte estadual.
Por meio de desktop (computador de mesa), notebook, tablet ou celular, o ouvinte da Rádio Web Justiça do Maranhão tem acesso às informações sobre o trabalho do Judiciário estadual. Além do Tribunal de Justiça, o noticiário tem foco nas ações da Corregedoria Geral da Justiça, Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) e demais órgãos do Poder Judiciário.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
A grade de programação da emissora inclui também a parte musical com jazz, blues e outras vertentes encontradas em países da África, Ásia, Oceania, Europa, América e Oriente Médio. A playlist internacional está disponível a qualquer tempo, mesmo quando estão sendo transmitidas as sessões do Tribunal.
Ainda são veiculados programas musicais produzidos pelo jornalista e etnomusicólogo Antonio Carlos Lua (assessor-chefe de Comunicação do TJMA), transmitidos no canal oficial do TJMA no Youtube (youtube/tjmaoficial) e replicados na programação da Rádio Web Justiça do Maranhão. São eles:
“Ponto de Vista” - contextualiza a realidade da música brasileira e universal, explorando diversos gêneros musicais, incluindo música erudita, jazz, blues e a Música Popular Brasileira (MPB).
“Radar” - programa que explora a cultura e a música do Continente Africano. Por meio da música, contextualiza a realidade socio-política, cultural e econômica africana.
“Entrelinhas” - programa de opinião sobre meio ambiente, direitos humanos, cidadania e cultura com o toque musical.
DIA INTERNACIONAL DA MÚSICA - HISTÓRIA
O Dia Internacional da Música presta homenagem à arte e à história musical existente em todo o mundo, independentemente de seu gênero. O Dia foi criado pelo Conselho Internacional de Música, em 1975, sob a presidência da entidade, o violinista, Yehudi Menuhin.
A Sociedade Internacional de Educação Musical deu um impulso para a celebração e no ano de 1980, a data 1º de outubro foi declara como o Dia Internacional com o objetivo de levar a música a todos os setores da sociedade e promover os valores de paz e a amizade por seu intermédio.
Caso você tenha uma música internacional favorita, encaminhe o título e intérprete para o e-mail ascom@tjma.jus.br ou pelo whatsapp (98) 98880 4802, a sua música favorita pode ser incluída na programação da Rádio Web Justiça do Maranhão.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br