Poder Judiciário/Mídias/Notícias

SOCIOAMBIENTAL | Serviço essencial de coleta de resíduos pode evitar problemas de saúde e também gerar renda para os catadores

30/04/2020

Com a pandemia da COVID-19, os catadores e catadoras são profissionais da linha de frente e também precisam de ajuda para manutenção de um serviço essencial que é a coleta de lixo e resíduos, como forma de evitar problemas de saúde e garantir a própria renda para suas sobrevivência e de seus familiares.

A campanha "Resíduo e lixo no lugar certo - Saúde para todos e renda para os catadores", promovida pelo Núcleo de Gestão Socioambiental – presidida pelo desembargador Jorge Rachid – em parceria com o Projeto Teia de Sustentabilidade (Comarca de Itapecuru), busca incentivar essa rede de coleta seletiva que está aliada a medidas de segurança e bem comum.

A Cooperativa de Reciclagem de São Luís (Coopresl), que recebe os materiais do TJMA e de vários órgãos públicos, está trabalhando em regime de rodízio com os agentes ambientais em decorrência da quarentena e da escassez de produtos recicláveis.

A Coopresl é uma das cooperativas e associações que podem melhorar a geração de renda com a coleta em alguns locais, a exemplo dos condomínios, seguindo todas as medidas de segurança com o uso de todos os equipamentos de saúde e mantendo o distanciamento necessário para realização do serviço.

Vale ressaltar que a partir de alguns cuidados é possível separar plásticos, papelão e papel de forma segura:

1. Separe seus resíduos sólidos - papel, papelão e plásticos, a exemplo das garrafas pet;

2. Lembre-se que esses materiais devem estar livres do contato ou uso por pessoas contaminadas ou suspeitas de contágio pelo Coronavírus;

3. Feita essa constatação, armazene para o descarte em sacos fechados;

4. Descarte no espaço disponibilizado para coleta na sua residência ou condomínio;

5. Com essas medidas você contribui para proteção dos catadores e geração de renda em época de pandemia;

6. Os catadores também estarão protegidos com EPIs para evitar qualquer contágio;

7. A Cooperativa de Reciclagem de São Luís (Coopresl) também garante que o manuseio do material seguirá o prazo indicado pelas autoridades sanitárias, conforme o tempo que o vírus sobrevive nos materiais.

Mais informações sobre a coleta podem ser obtidas com a presidente da Coopresl pelo Whatsapp 98 98771-5675 (Maria José) e pelo e-mail socioambiental@tjma.jus.br

 

Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS