O juiz Rodrigo Otávio Terças Santos, titular da Comarca de Alcântara, recebeu a visita do Major Otemar Maia Bianchini, representante do Ministério da Justiça e Segurança, do Governo Federal. Na pauta da reunião, assuntos relacionados à segurança da cidade de Alcântara, tendo em vista os investimentos e expansão do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), previstos para o ano de 2020. Participaram do encontro o Delegado de Polícia de Alcântara, Rafael Almeida, o chefe da Assessoria Jurídica do Centro de Lançamento de Alcântara, Tenente Sebastião, além do Coordenador da Agência Espacial Brasileira (AEB) no Maranhão, Tenente Huxley Bruno.
Na oportunidade, o major Otemar Bianchini falou dos planos do governo federal para o Centro de Lançamento de Alcântara. “Esse primeiro contato é para fazer uma sondagem de como estão os diversos setores do município, sendo um deles a segurança, a fim de que possamos traçar as estratégias para desenvolvimento de cada área, tendo em vista o desenvolvimento que a cidade vai experimentar com os investimentos no centro de lançamento”, afirmou o representante do Ministério da Justiça.
O juiz Rodrigo Terças aproveitou para falar sobre a atuação do Poder Judiciário no combate a criminalidade na comarca, destacando a redução na ocorrência de crimes contra o patrimônio. “Temos nos esforçado para cumprir nosso papel de processar e julgar processos de ação penal, sendo que desde o início de nossa atuação nesta comarca, os índices de crime contra o patrimônio despencaram, o que traz uma certa tranquilidade para toda a população e para os turistas que visitam nossa cidade. Contudo, nosso maior vilão ainda é o tráfico de drogas, que assola todas as cidades brasileiras, apesar dos vários processos já julgado”, destacou o magistrado.
Para o magistrado, é de fundamental importância o fortalecimento das parcerias institucionais: “No entanto, em parceria com o Ministério Público, Policias Civil e Militar, continuamos a trabalhar para que a criminalidade na comarca reduza mais ainda. Com todos trabalhando em harmonia, a tendência é termos uma cidade mais segura”, enfatizou Otávio Terças. Com as informações coletadas, o Major Bianchini informou que pretende realizar novas reuniões com a governança do estado, para tratar das medidas efetivas a serem tomadas na área da segurança no Município de Alcântara.
Michael Mesquita
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
asscom_cgj@tjma.jus.br
www.facebook.com/cgjma