Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Situação de presos com doença mental será discutida em seminário de Justiça Criminal

Publicado em 19 de Ago de 2014, 9h13. Atualizado em 19 de Ago de 2014, 9h18
Por CSI-MIGRACAO

A situação dos detentos que apresentam transtorno mental e cumprem medida de segurança no sistema prisional será tema do 1º. Seminário de Saúde Mental e Justiça Criminal, que será realizado de 27 a 29 de agosto, pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM), em parceria com a Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Maranhão (UMF-TJMA).

 

O evento se constituirá de conferências, minicursos e workshops e é destinado a magistrados e servidores (100 vagas) do Poder Judiciário, e profissionais da área da saúde mental que integram a Rede de Atenção Psicossocial do Estado do Maranhão (100 vagas). Magistrados e servidores já podem inscrever-se por meio do sistema Tutor (Sentinela), até preenchimento das vagas. O público externo deve enviar email para coord_umf@tjma.jus.br.

 

A iniciativa contempla a contribuição do Poder Judiciário maranhense para o processo de articulação dos integrantes da rede de atenção. Segundo o coordenador-geral da UMF, desembargador Froz Sobrinho, o seminário é fundamental para a regularização da política pública de acompanhamento do tratamento das pessoas presas que estejam diagnosticadas, em situação de sofrimento psíquico e privação de liberdade – atualmente, cerca de 60 detentos em todo o Estado.

 

“O objetivo é também assegurar que, tanto os juízes como os profissionais da área médica, observem as rotinas processual e procedimental estabelecidas para o encaminhamento e tratamento dos presos com doenças mentais”, reforça o desembargador.

 

Entre os palestrantes, estão conferencistas, acadêmicos e profissionais de renome nacional e internacional com larga produção científica, estudos, projetos e trabalhos de destaque na área  da saúde mental aliada à justiça criminal.

 

PROGRAMAÇÃO – A Conferência de Abertura será ministrada pelo desembargador Froz Sobrinho, no dia 27 às 17h, com o tema “Novos Rumos para a Justiça: Os direitos humanos e a saúde mental”. No dia 28 acontecem os minicursos “Criminologia Clínica e Saúde Mental no Sistema Carcerário”, do professor da USP Alvino Augusto de Sá; “A Luta Antimanicomial no Brasil”, pela mestre em psicologia Jureuda Duarte Guerra (PA); “A Construção da Atenção psicossocial no Maranhão”, por Marden Marques Soares Filho (Ministério da Saúde); “Medidas Socioeducativas e Saúde Mental, pelo juiz da 2ª Vara da Infância e Juventude, José dos Santos Costa; e “A Construção do Caso Clínico”, pela doutora Ana Cristina Figueiredo (UFRJ).

 

No dia 29 acontece workshop para operadores do direito, três mesas redondas e duas conferências temáticas.

 

Mais informações, ligar para (98) 3198.4300.

 

 

Assessoria de Comunicação do TJMA

 asscom@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS