Poder Judiciário/ouvidoria

REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO DO CNJ - 09/04/2025

TJMA discute atuação de ouvidorias em reunião do Conselho Nacional de Justiça

O encontro visa o fortalecimento das ouvidorias especializadas e o aperfeiçoamento dos canais de escuta ativa no Judiciário

Publicado em 22 de Abr de 2025, 14h43. Atualizado em 22 de Abr de 2025, 14h43
Por Ascom/TJMA

 

Um grupo de sete pessoas posa para uma foto em ambiente fechado, aparentemente uma sala de reuniões ou conferências. Ao fundo, há cadeiras de couro marrom e paredes com revestimento de madeira e mármore escuro. As pessoas estão enfileiradas, lado a lado, sorrindo para a câmera. Da esquerda para a direita:

Mulher jovem de cabelo castanho claro, liso, usando um conjunto rosa-claro com blazer terracota.

Mulher de cabelo castanho claro, com camisa roxa e calça preta.

Mulher de cabelo escuro, usando vestido rosa vibrante e colar de pérolas.

Homem calvo, vestindo terno escuro com gravata azul.

Mulher de cabelo castanho claro, usando vestido preto com bolinhas brancas.

Mulher loira de cabelo solto, usando terno bege.

Homem de cabelo grisalho, usando terno escuro e gravata.

Todos parecem estar em um evento formal ou solenidade.

.

foto/divulgação: Ascom/TJMA

A ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), participou, no dia 9 de abril, da primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT), instituído pela portaria N° 75 de 25 de março de 2025, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltado às Ouvidorias do Poder Judiciário. A Justiça maranhense foi representada pela Ouvidora da Mulher do TJMA, Danyelle Bitencourt, durante o encontro realizado no Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).

O grupo de trabalho tem o objetivo de promover a elaboração de estudos e propostas voltadas à melhoria e à uniformização da coleta e produção de dados relacionados às atribuições das ouvidorias no âmbito do Judiciário. A iniciativa também visa à formulação de especificações e parâmetros técnicos para o desenvolvimento de um sistema nacional de ouvidorias, promovendo maior integração, transparência e eficiência no atendimento ao público.

A presença do TJMA no evento reforça o compromisso institucional com o fortalecimento das ouvidorias especializadas e com o aperfeiçoamento dos canais de escuta ativa no Judiciário, bem como alinha-se ao esforço coletivo para o aprimoramento dos mecanismos de escuta e resposta no sistema de Justiça, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras e integradas no atendimento ao cidadão.

Durante a reunião, estiveram presentes, o presidente do Tribunal de Justiça do Goiás, desembargador Leandro Crispim; ouvidora do TJGO, desembargadora Sandra Teodoro Reis, ouvidora do TJGO; a presidente do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (Cojum) Tânia Reckziegel; além do coordenador do GT, conselheiro Marcello Terto e Silva; e o ex-conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello. A Ouvidora-Geral do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), juíza Juliana Kalichsztein, também participou do encontro.

OUVIDORIA DO TJMA

A Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), instituída pela Resolução-GP nº 97, de 11 de outubro de 2022, configura-se como um canal especializado no combate à violência de gênero e na garantia de acolhimento para mulheres em situação de vulnerabilidade no Maranhão. 

A iniciativa oferece meios de comunicação acessíveis e especializados para o acolhimento sensível e o encaminhamento adequado das demandas das mulheres.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026 

 

Ouvidoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais