Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Servidor Manoel Ramos, lançou o livro “Agenda 2030: a tecnologia a serviço da consensualidade no acesso à Justiça”

Publicado em 3 de Mai de 2024, 7h53. Atualizado em 3 de Mai de 2024, 7h58
Por CSI-MIGRACAO

O servidor do TJMA, Manoel Ferreira Ramos, que atua na Central de Conciliação por Videoconferência, lançou nesta quarta-feira (17) o livro “Agenda 2030: a tecnologia a serviço da consensualidade no acesso à Justiça”. O lançamento ocorreu pela manhã, na Galeria de Arte do Fórum Des. Sarney Costa. A obra, lançada pela Editora Lumen Juris, é resultado da dissertação de mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça, pela UFMA.

Conforme o autor, o livro trata da Importância da Agenda 2030 para toda a humanidade e, sobretudo, para o Poder Judiciário maranhense, primeiro Tribunal de Justiça do mundo a aderir à Agenda 2030, comprometendo-se em desenvolver ações para melhoria da prestação jurisdicional, a partir da análise dos dois últimos Planos de Gestão do TJMA, e de como as audiências de conciliação realizadas pelo 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos (1º CEJUSC) mostraram-se como ação concreta para estimular a consensualidade.

Manoel Ramos explica que a Agenda 2030 é um pacto internacional assinado em 2015 pelo Brasil e mais 192 países, na sede da ONU, que resultou nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio de 169 metas a serem cumpridas até o ano de 2030, cujo objetivo é atingir a qualidade de vida para todos os seres humanos do planeta. O livro destaca como a utilização da tecnologia ajudou no enfrentamento da chamada “crise do Judiciário”.

O autor é graduado em Direito e Comunicação Social (Jornalismo); especialista em Administração Judiciária, Teoria e Prática da Decisão Judicial; professor universitário; formador credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados (ENFAM); mediador e conciliador (CNJ); analista judiciário do TJMA e mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça.

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís
 

GALERIA DE FOTOS