Poder Judiciário/Corregedoria ExtraJudicial/Mídias/Notícias

Cartório do 2º Ofício de Pinheiro tem horário de atendimento modificado

Medida suspende funcionamento no intervalo do almoço e define horário exclusivo para atividades internas

Publicado em 6 de Nov de 2025, 13h46. Atualizado em 10 de Nov de 2025, 8h37
Por Fernando Souza

A Serventia Extrajudicial do 2º Ofício de Pinheiro, município situado na Baixada Maranhense, está funcionando com mudanças em seu horário de atendimento. A medida consta na Portaria nº 4133/2025, assinada pela juíza titular da 1ª Vara da Comarca, Arianna Saraiva, que atendeu ao pedido formulado pela delegatária interina, Michelle Pantoja. Com adequação do expediente, o Cartório passou a atender ao público de 8h às 12h e das 14h às 17h, fechando no intervalo do almoço. Antes da alteração, funcionava ininterruptamente, de 8h às 18h.

Ainda de acordo com a Portaria, após as 17h o Cartório do 2º Ofício deverá funcionar em regime de expediente interno, que se estenderá até 19h, oportunidade em que colaboradoras e colaboradores estarão concentrados no atendimento das demandas recebidas via sistemas e outras que exigirem mais atenção. A Serventia, que funciona na Rua Albino Paiva, nº 932, Centro, tem competência para realizar os registros civis das pessoas naturais, de interdições e tutelas, de contratos marítimos, de títulos e documentos e civis de pessoas jurídicas, além de praticar atos notariais. 


Sede onde o 2º Ofício funciona desde março de 2025, após intervenção da COGEX

O ajuste no horário não afetará a qualidade e a continuidade dos serviços prestados pela Serventia, que vêm sendo aprimorados após intervenção feita pela Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX), ainda no mês de novembro de 2024, com ações de melhoria sendo intensificadas ao longo de 2025. Além da mudança de sede, que proporciona mais conforto a usuárias e usuários, o Cartório do 2º Ofício segue implementando um plano de gestão, que assegura aplicação de rotinas e fluxos de trabalho, bem como o atendimento ao público sem a limitação do número de senhas, como ocorria antes.

De acordo com a delegatária Michelle Pantoja, a adequação também visa melhorar o fluxo de algumas atividades internas, a exemplo do trabalho de organização do acervo da Serventia e da digitalização que será iniciada em breve. Esse processo visa a atender determinação do Conselho Nacional de Justiça, para que todos os atos praticados estejam disponíveis em base de dados nacional, o que vai conferir segurança e celeridade na prestação dos serviços à população.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315

GALERIA DE FOTOS