Poder Judiciário/Corregedoria ExtraJudicial/Mídias/Notícias

Registro Cidadão leva atualização de certidões ao município de Icatu

Ação da COGEX foi realizada nesta quinta-feira (30/10), no Povoado Salgado, e registrou quase 600 solicitações de segundas vias de certidões

Publicado em 30 de Out de 2025, 16h29. Atualizado em 7 de Nov de 2025, 15h32
Por Fernando Souza

A Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX), por meio do Núcleo de Registro Civil (NRC), promoveu a atualização de certidões de nascimento e de casamento para quase 574 pessoas do Município de Icatu, na Região do Munim. A iniciativa aconteceu no Povoado Salgado, distante 30 km da sede municipal, durante ação Defensoria na Comunidade, promovida pela Defensoria Pública do Maranhão, que congrega serviços de cidadania e promove o acesso à documentação básica.


Clecio Santos chegou cedo e garantiu atendimento para toda família

Ainda era madrugada quando Clecio Alves dos Santos, morador do Povoado Juçatuba (15 km do local de atendimento), chegou e se juntou a centenas de outras pessoas que já aguardavam na fila para atendimento do projeto Registro Cidadão. Junto com a esposa e o filho ainda de colo, carregava a esperança de atualizar as certidões de nascimento de toda família, situação que conseguiu ao ser atendido, durante a manhã, pela equipe da COGEX.

Outra pessoa a chegar cedo e garantir o atendimento foi Graciete Mesquita Paixão, que chegou às 5h e, também, foi atendida pela equipe da Corregedoria ao longo da manhã. Graciete mora no Povoado Santa Isabel e, segundo ela, o valor da passagem até a sede do município pode chegar a R$ 70,00, o que pesa no orçamento da família de oito pessoas, que sobrevive da lavoura e auxílio do programa Bolsa-Família.


Graciete Paixão destacou o empenho da equipe da COGEX na solicitação das certidões para cinco dos sete filhos
 

A lavradora aproveitou o Registro Cidadão e atualizou as certidões de cinco filhos, além de ter recebido orientação para fazer o registro do filho recém-nascido, que vai completar dois meses de idade e ainda não têm o registro e a certidão de nascimento. Satisfeita com o resultado, ela elogiou o atendimento recebido e a organização do mutirão.

  • “Foi muito bom o atendimento e a equipe muito atenciosa. Isso  é bom, porque a gente enfrenta muita dificuldade para tirar um documento, precisa pagar o carro [transporte] para ir em Icatu e não consegue resolver tudo no mesmo dia. Aí tem que voltar depois e acaba gastando mais. O serviço aqui foi muito bom, porque fui bem atendida e consegui resolver tudo mais perto de casa, sem ter que gastar mais para tirar os documentos”, disse Graciete.


Servidora da COGEX, Danielle Maciel, durante atendimento do Registro Cidadão

Na avaliação da servidora Danielle Maciel, integrante do NRC da COGEX, o projeto mais uma vez alcançou sua finalidade. "É um grande prazer servir a este projeto humanitário. Sabemos que é sempre um momento muito aguardado pelas pessoas que precisam atualizar seus documentos e mais uma vez estamos somando esforços em prol da cidadania, por meio do resgate de direitos e da promoção do acesso a políticas públicas", ressaltou.

Durante todo o dia, um total de aproximadamente mil pessoas compareceram no mutirão e tiveram atendimento em serviços de documentação básica, saúde, e orientação jurídica. Dentre os serviços disponíveis, elas puderam acessar segunda via e restauração de certidões, fazer registro tardio, atualizar cadastro social e bolsa-família e solicitar Benefício de Prestação Continuada.

Também foram ofertados serviços como reconhecimento de paternidade e cadastro na tarifa social de energia elétrica. Na área de saúde, a mobilização garantiu atendimentos médicos, testes rápidos, aferição de pressão e imunização.

Além da Corregedoria Geral Extrajudicial, a mobilização organizada pela Defensoria Pública contou com o apoio da Prefeitura de Icatu, Equatorial Energia e lideranças locais. Nesta estapa, a equipe da COGEX foi composta pelas servidoras Danielle Maciel, Maria Amélia, Beatriz Cecília e Sâmea Rafaela. 

MAIS SOBRE O REGISTRO CIDADÃO

O Registro Cidadão é um projeto instituído pela COGEX e sua coordenação está vinculada ao Núcleo de Registro Civil e Acesso à Documentação Básica (NRC). O projeto executa e fomenta ações sociais, além de promover articulações institucionais para garantir o acesso a documentos como certidões de nascimento e casamento, carteiras de identidade e de trabalho, título eleitoral e outros que são essenciais para o exercício da cidadania.

A iniciativa conta com edições organizadas pela própria COGEX ou em mutirões institucionais com finalidade social, a exemplo do PopRuaJud do TJMA e Carreta da Cidadania, outra iniciativa da DPE. Para acontecer, o projeto ainda conta com o apoio direto dos cartórios de registro civil das cidades onde a ação acontece, assim como o apoio de uma rede de órgãos parceiros, que ofertam serviços nas áreas social, jurídica e de saúde.

Com a crescente demanda pela atualização de documentos, o projeto da COGEX consiste em um eficiente mecanismo de promoção da cidadania, ao garantir atualização de certidões e outros documentos necessários para todas e todos e essencial para que pessoas em situação de vulnerabilidade possam acessar programas sociais de transferência de renda e outras políticas públicas.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315
 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria ExtraJudicial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS