A Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX), por meio do projeto Registro Cidadão, beneficiou dezenas de pessoas durante o programa PopRuaJud, realizado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A iniciativa voltada à promoção de assistência social e cidadania para a população em situação de rua e em vulnerabilidade social, aconteceu na última quinta-feira (16/10), no município de São José de Ribamar, região metropolitana de São Luís.
A iniciativa aconteceu nas instalações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município com apoio de colaboradoras e colaboradores da instituição. Além do atendimento a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, o mutirão também contemplou moradoras e moradores do bairro Moropóia e áreas vizinhas.
Entre os atendidos, estava o senhor Aldemir Sousa, que garantiu a segunda via da certidão de nascimento da neta, Késsia Caroline, de 7 anos.“A gente já sabia que precisava tirar a segunda via e, quando soubemos do mutirão, viemos logo. O atendimento foi rápido, e só tenho a agradecer ao pessoal que tratou a gente super bem”, contou.
Seu Aldemir e a neta Késsia Caroline
Outra beneficiária foi Greyciellen Rodrigues, que solicitou a segunda via das certidões de nascimento dela e da filha para atualizar o cadastro no Programa Bolsa Família. “Consegui tirar hoje a minha certidão e a da minha filha. O atendimento foi rápido e, melhor ainda, gratuito. Isso ajuda muito, pois o dinheiro que seria gasto com os documentos já pode ser usado para outras necessidades”, destacou.
Greyciellen participou do mutirão e aproveitou para emitir a segunda via da certidão de nascimento dela e da filha
As 107 solicitações de certidões feitas durante o multirão serão atendidas pelo 2º Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais de São José de Ribamar. As pessoas que solicitaram os documentos devem comparecer ao cartório, localizado na Avenida Gonçalves Dias, nº 768, Centro, a partir de 27 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Esta edição do PopRuaJud contou com a participação da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), Serviço Social da Indústria (SESI), Justiça Federal – TRF1, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), Justiça do Trabalho – TRT, Ministério Público do Maranhão (MPMA), Defensoria Pública da União (DPU), VIVA/PROCON, Defensoria Pública do Estado (DPE), Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) e do Movimento de Pessoas em Situação de Rua.
MAIS SOBRE O PROJETO
O Registro Cidadão é um projeto instituído pela Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX), cuja coordenação está vinculada ao Núcleo de Registro Civil e Acesso à Documentação Básica (NRC). A iniciativa está em consonância com a Política de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e integra as ações do Poder Judiciário maranhense voltadas à promoção da inclusão social e do acesso à cidadania por meio da regularização documental.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315