Poder Judiciário/Corregedoria ExtraJudicial/Mídias/Notícias

Corregedoria Extrajudicial promove ação para entrega de certidões em São Luís

Iniciativa conta com a emissão de documentos realizados pela 3ª Zona de Registro Civil da capital e faz parte dos esforços implementados pelo órgão para aprimorar os serviços cartorários

Publicado em 14 de Out de 2025, 11h41. Atualizado em 17 de Out de 2025, 12h14
Por Manuelle Oliveira

A Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX), por meio do Núcleo de Registro Civil e Acesso à Documentação Básica (NRC), em parceria com o Cartório da 3ª Zona de Registro Civil de São Luís (RCPN), promove mutirão para entrega de segundas vias de certidões. A ação, que teve início no dia 3/10, acontece na sede da COGEX, localizada no bairro Renascença II, em São Luís.

Com a iniciativa, a equipe da Corregedoria Extrajudicial já assegurou o direito ao exercício da cidadania a pessoas que obtiveram segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de outros documentos típicos do registro civil. Dados contabilizados até segunda-feira (13/10), apontam para mais de 300 certidões já entregues. 

A entrega dos documentos é destinada exclusivamente às pessoas que já haviam solicitado a emissão das certidões, conforme o prazo previamente estabelecido pelo cartório da 3ª zona da capital. Para recebimento da certidão, é necessário apresentar o comprovante de solicitação (protocolo) e documento de identificação. Durante o período do mutirão, não há atendimento para novas solicitações.

O impacto do trabalho foi destacado por beneficiários que receberam suas certidões durante o mutirão. Entre eles, está a senhora Maria do Rosário, que obteve a segunda via da certidão de casamento para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Ela explicou que solicitou a segunda via há duas semanas e elogiou a organização e o atendimento durante o processo de entrega.“Fui bem recepcionada, o atendimento foi rápido e o ambiente confortável, sem precisar enfrentar filas em pé”, pontuou.

 
Dona Maria com a nova certidão em mãos

Outro beneficiário, senhor Jonas Ribeiro, também recebeu a segunda via da certidão de casamento, documento com o qual também pretende solicitar uma nova carteira de identidade. Ele se enquadra no rol de servidoras e servidores da Prefeitura de São Luís que precisam apresentar a documentação atualizada para o processo de recadastramento. “Vim buscar a segunda via para dar entrada na nova carteira de identidade e também porque acredito que estar com a documentação pessoal em dia é muito importante”, frisou. 


Seu Jonas Ribeiro também garantiu a segunda via da certidão de casamento 

IMPORTÂNCIA DA INICIATIVA 

A medida integra o conjunto de iniciativas da COGEX voltadas ao aprimoramento dos serviços cartorários, diante da crescente demanda enfrentada pelos cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais (RCPN) da capital, especialmente em relação ao Cartório da 3ª Zona (João Paulo). A ação conta ainda com o apoio logístico do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que assegura o transporte das pessoas que teriam de enfrentar longas filas no cartório, possibilitando que a população receba os documentos de forma mais ágil e confortável.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315

 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria ExtraJudicial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS