Poder Judiciário/Corregedoria ExtraJudicial/Mídias/Notícias

Comitiva da COGEX participa do Congresso Nacional de Registro Civil

Evento acontece nos dias 11, 12 e 13 na cidade de Maceió, capital alagoana

Publicado em 12 de Set de 2025, 8h00. Atualizado em 15 de Set de 2025, 8h40
Por Asscom-COGEX

Uma comitiva maranhense liderada pelo corregedor-geral do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, está na cidade de Maceió (AL) para participar do 31º Congresso Nacional de Registro Civil de Pessoas Naturais (CONARCI). O evento é considerado o maior do país no segmento e durante três dias, de 11 a 13/9, reúne profissionais que atuam no extrajudicial e no Direito, além de estudiosos sobre o assunto.

Com o tema Registro Civil de Pessoas Naturais: mais que uma escolha, uma missão!, o Congresso pretende colocar em pauta discussões sobre rumos e inovações do registro civil no país. Para isso, o evento conta com uma programação diversificada, que inclui painéis, mesas de debates, atividades acadêmicas e encontros sociais. A proposta é reforçar o compromisso dos registradores com a cidadania, a dignidade e a modernização dos serviços prestados à população.


José Jorge voltou a defender a criação de corregedorias extrajudiciais nos tribunais de justiça

Convidado a falar durante a abertura, o desembargador José Jorge falou da experiência positiva da implantação Corregedoria Extrajudicial no Maranhão, órgão do Judiciário dedicado a fiscalizar, acompanhar e aprimorar os serviços cartorários. Ele disse que o modelo precisa ser replicado em outros estados. “O importante é dizer aos colegas presidente e corregedor de Alagoas que também crie, aqui, a Corregedoria Extrajudicial, pois ela é muito importante para o Judiciário e para os delegatários, que prestam serviço essencial à sociedade e precisam do acompanhamento mais próximo e permanente”, destacou.

O CONARCI 2025 traz em sua programação o papel do registro civil como garantidor de direitos humanos, automatização de serviços, aplicação da inteligência artificial ao registro civil. Outro debate importante a ser travado por registradoras e registradores trata do ressarcimento dos atos gratuitos praticados nas serventias, assim como a garantia da renda mínima.

Promovido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), o Congresso constitui uma oportunidade de trocar experiências e conhecer práticas inovadoras que possam ser implementadas no Maranhão. A participação da comitiva maranhense consolida uma proposta de intercâmbio do órgão correcional maranhense com atividades realizadas pelas entidades representativas do extrajudicial. 

Ainda como agenda de trabalho em Maceió, o desembargador José Jorge realizou, nessa quinta-feira (11/9), uma visita institucional à Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas, oportunidade em que foi recebido pelo corregedor-geral alagoano, desembargador Celyrio Adamastor Accioly. O encontro foi acompanhado pelo delegatário do 2º Ofício de Açailândia (MA), Devanir Garcia, que também é presidente da ARPEN-Brasil.


Comitiva da COGEX: Jaqueline Caracas, Ângela Salazar, José Jorge, Laysa Paz e Josane Braga

No CONARCI 2025, também fazem parte da comitiva maranhense a desembargadora Ângela Salazar; a juíza auxiliar da COGEX Laysa Paz Mandes; as juízas Jaqueline Caracas e Josane Braga; a assessora da COGEX Camila Brito; a Diretoria da ARPEN-MA, composta por Graciana Soares (presidente), Ana Cristina Murai (1ª vice-presidente), Gabriela Caminha (2ª vice-presidente), João Gusmão (3º vice-presidente), além de registradoras e registradores civis de pessoas naturais.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315
 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria ExtraJudicial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS