Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Duas vezes Diamante: TJMA recebe Selo de Qualidade em Transparência Pública 

Com mais de três mil pessoas presentes, o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas foi palco da premiação 

Publicado em 5 de Dez de 2025, 8h00. Atualizado em 5 de Dez de 2025, 9h27
Por Letícia Araújo

Diamante. Palavra que se origina do grego “adamás”, que significa indomável, imbatível, como o esforço contínuo das equipes do Judiciário maranhense na busca pela eficiência e qualidade. Dois dias após o reconhecimento no Prêmio CNJ de Qualidade, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) recebeu o Selo Diamante de Qualidade em Transparência Pública, nessa quinta-feira (4/12) em Florianópolis, durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC).

A premiação acontece a partir da avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A iniciativa tem o objetivo de homenagear unidades gestoras distritais, federais e estaduais e prefeituras das capitais que tenham se destacado pelo esforço em promover a ética, o acesso à informação e a confiança da sociedade na gestão pública.

A comitiva do Judiciário maranhense foi formada pelo desembargador Jamil Gedeon, representando o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho; pela diretora de Auditoria Interna do TJMA, Jurema Mamede; e pelo o servidor da Diretoria de Auditoria Interna, Leandro Barbosa Amorim.

Desembargador Jamil, Jurema e Leandro durante a premiação

Para o desembargador Jamil Gedeon, a honraria reflete o reconhecimento nacional sobre os avanços investidos na Justiça maranhense.

“É uma honra muito grande representar o Tribunal de Justiça do Maranhão nesse Congresso Internacional do Tribunal de Contas. Aqui, entre mais de 10 mil instituições fiscalizadas, o nosso Tribunal recebe o Selo Diamante por transparência, por facilitar o acesso aos dados a todos aqueles que utilizam o sistema judiciário. A Transparência é fundamental e a do TJMA hoje dá o exemplo recebendo mais um Selo Diamante”, afirmou.

A diretora de Auditoria Interna, Jurema Mamede, relatou a trajetória de dedicação e trabalho das equipes do TJMA para a garantia do reconhecimento.

Desembargador Jamil e Jurema Mamede comemoram a conquista do Selo Diamante

“Estamos muito felizes! É uma felicidade em dose dupla por termos recebido, neste ano, dois selos Diamante, primeiro do CNJ e agora da Associação dos Tribunais de Contas. Esse reconhecimento é fruto de um trabalho intenso que exige o apoio de todas as diretorias e do nosso presidente Froz Sobrinho. Foi muito desejado por todos e se concretizou”, declarou.

RADAR DE TRANSPARÊNCIA 

A avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública  deste ano contou com 10.072 portais avaliados e um avanço de 14,53% no índice de transparência em relação ao ano anterior, alcançando a marca de 66,60% de transparência.

Diante do cenário brasileiro em relação à transparência, o presidente da Atricon, Edilson Silva, ressaltou que ainda é preciso aprimorar os trabalhos para garantir a excelência, mas que o trabalho já desenvolvido pelas instituições tem sido relevante para que mudanças efetivas sejam alcançadas.

“Nós temos o dever constitucional de estimular a transparência pública para que o cidadão brasileiro tenha o mais absoluto conhecimento, a partir de uma linguagem fácil, sobre como cada centavo dos seus recursos são aplicados. Eu quero parabenizar a todos aqueles que foram agraciados com esses selos porque isso mostra que vossas excelências estão dando exemplo de conduta”, disse.

Acesse o álbum completo do fotógrafo Ribamar Pinheiro

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

 

 



 

GALERIA DE FOTOS