No próximo sábado (13/12), a Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX) realiza mais uma edição do projeto Casamentos Comunitários. Em formato ampliado, o evento acontece no Multicenter Sebrae (Avenida Jerônimo de Albuquerque, nº 50, Alto do Calhau), terá início a partir das 13h e vai unir cidadania e empreendedorismo para casais e convidados. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a celebração do casamento vai oficializar a união de 350 casais residentes na capital maranhense.
A organização do evento faz um alerta para que noivas e noivos cheguem cedo ao local do evento, considerando que são esperadas cerca de 3 mil pessoas e que, desde as 13h, já haverá diversos serviços disponíveis para noivas, noivos e convidados, além de espaços para fotografias. Já a solenidade do casamento terá início às 17h, com abertura oficial feita pelo corregedor-geral do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, que reforçou a expectativa para o grande dia na vida de centenas de casais.
“O projeto Casamentos Comunitários é um marco de pioneirismo do Judiciário maranhense e, este ano, na capital, estamos ainda mais engajados com o formato inovador, que foi possível com a parceria do Sebrae e demais apoiadores. Funcionaremos a partir das 13h, para que todos possam ser atendidos com calma, conforto e comodidade nesta parceria inédita, que vai ofertar serviços e estimular o espírito empreendedor de casais e seus familiares que precisam de um apoio especializado”, destacou.
A COGEX ainda ressalta que somente somente dois convidados de cada casal poderão acessar ao auditório principal, em razão da capacidade do espaço. No entanto, demais convidados e familiares poderão assistir à cerimônia por meio de telões, instalados nos auditórios paralelos e no espaço de convivência, onde estarão montados os serviços de instituições e empreendedores parceiros. Testemunhas não precisam comparecer, mas podem estar presentes como convidadas.
Realizada pela COGEX e Sebrae, a edição de 2025 também conta com apoio institucional do Tribunal de Justiça, Corregedoria Geral da Justiça, Escola Superior da Magistratura e Associação dos Magistrados. São parceiros da iniciativa a Maranhão Parcerias, Canopus Engenharia, Equatorial, Alfa Engenharia, Vip Leilões, Defensoria Pública do Estado, Secretaria Municipal de Cultura, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. O processo de inscrição ficou a cargo do Telejudiciário e os trabalhos de habilitação dos casais foram realizados pelos cartórios do 1º, 2º, 4º e 5º Ofícios de Registro Civil das Pessoas Naturais de São Luís.
DO HORÁRIO DA CHEGADA
A cerimônia está marcada para iniciar às 17h, mas, para garantir o bom andamento do rito matrimonial, a COGEX solicita que noivas e noivos antecipem a chegada ao Multicenter Sebrae, devido ao grande número de participantes esperados na celebração. As equipes de trabalho estarão no local da cerimônia a partir das 13h, para fazerem as entregas das certidões de casamento e realizarem a distribuição das pulseiras de identificação. A partir deste horário, também estarão disponíveis os serviços dos parceiros, que os casais e convidados poderão ter acesso.
DO TRAJE E ACESSO AO AUDITÓRIO PRINCIPAL
A escolha do traje é livre para casais e convidados, reforçando que haverá uma celebração formal na qual será oficializada a união civil. Para os convidados, o acesso ao auditório principal (Darcy Ribeiro) ocorrerá mediante pulseiras de identificação, com limitação de duas pessoas por casal. Demais convidados poderão acompanhar a solenidade por telões, distribuídos em outros auditórios e espaços de convivência, assim como poderão acessar os serviços, que continuarão disponíveis durante a celebração.
ESPAÇO DE ALIMENTAÇÃO E SERVIÇOS OFERECIDOS
A edição de 2025 deve reunir cerca de 3 mil pessoas e para garantir mais conforto e comodidade, haverá venda de lanches e bebidas, assim como a oferta de serviços e sorteio de brindes para os casais. Confira o que estará disponível nos espaços de convivência, alimentação e empreendedorismo:
MAIS SOBRE O PROJETO
Criado em 1998, o projeto Casamentos Comunitários alcançou grande importância e dimensão social, sendo considerado uma das mais importantes iniciativas de caráter social do Judiciário maranhense. Em 27 anos de realização, mais de 130 mil pessoas foram beneficiadas pelo projeto, sendo cerca de 5 mil somente em 2025.
O casamento é um instituto que contribui para consolidar a família como núcleo básico de acolhida, convívio, autonomia e protagonismo social, promovendo sua defesa como núcleo afetivo, vinculado por laços consanguíneos, de aliança ou afinidade. Além disso, a oficialização civil da união promove os direitos humanos, a proteção e a garantia dos direitos civis da família e sucessões.
A gratuidade dos atos cartorários está prevista na Tabela de Emolumentos, não podendo haver qualquer tipo de cobrança por parte dos cartórios de registro civil, bem como veda qualquer despesa extra para realização dos atos necessários ao casamento.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315