Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA entrega mais de 500 registros imobiliários em Cantanhede

Iniciativa integra o Programa Registro Para Todos, por meio do Núcleo de Governança Fundiária do Tribunal

Publicado em 21 de Jul de 2025, 18h00. Atualizado em 21 de Jul de 2025, 17h00
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Núcleo de Governança Fundiária (NGF), realizou, no dia 17 de julho, em parceria com a Prefeitura de Cantanhede, a entrega de mais de 500 registros imobiliários do tipo REURB-S (Regularização Fundiária de Interesse Social) a famílias de baixa renda do município de Cantanhede, localizado na região Norte do Maranhão.

A ação, que ocorreu no Auditório Municipal de Cantanhede, integra a 3ª Etapa do Processo de Regularização Fundiária da cidade, no âmbito do Programa Registro Para Todos, desenvolvido pelo TJMA para ampliar o acesso à documentação fundiária por meio da legalização de imóveis em áreas urbanas ocupadas informalmente.

A entrega dos registros foi realizada durante cerimônia que contou com a presença de autoridades do Judiciário, do Executivo, do Legislativo e da sociedade civil. 

Participaram do evento a juíza titular da Comarca de Cantanhede, Bruna Fernanda dos Santos Ferreira, que representou o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho; o titular do Cartório de Registro de Imóveis de Cantanhede, Luiz de França Belchior; a presidente da Comissão de Regularização Fundiária do Município, advogada Jacqueline Albuquerque; o prefeito do município, José Martinho dos Santos Barros; a vice-prefeita, Evilane Oliveira Marques; e o presidente da Câmara Municipal, Lúcio Mauro da Silva.

Na ocasião, a magistrada Bruna Fernanda destacou a importância do momento para a população.

“Sinto-me extremamente honrada em participar de um momento tão significativo para a cidade de Cantanhede. É emocionante ver o sonho da casa própria se concretizando de forma jurídica e social. Mais do que um papel, o registro representa dignidade, pertencimento e segurança para cada família que agora pode dizer: 'esse pedaço é meu'”, declarou.

Durante a solenidade, foi destacada a importância da atuação integrada entre o Judiciário, o Executivo municipal e os serviços extrajudiciais para garantir efetividade às ações de regularização fundiária no estado.

“Estamos celebrando mais uma conquista significativa para a nossa cidade. Com a entrega dos registros, conseguimos garantir que mais de 500 famílias de Cantanhede possam viver com mais segurança e dignidade”, afirmou o prefeito José Martinho.

A 3ª Etapa do Processo de Regularização Fundiária de Cantanhede tem como foco principal o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social, assegurando segurança jurídica da posse, possibilidade de acesso a financiamento imobiliário, regularização dos serviços urbanos e melhoria das condições de vida da comunidade beneficiada.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2026

GALERIA DE FOTOS