Saúde, bem-estar e segurança foram temas em mais um dia de programação dos Encontros Regionais. Durante esta quinta-feira (29/5), magistrados, magistradas, servidores e servidoras participaram de palestras, cursos voltados à defesa pessoal, além de atendimentos médicos e psicológicos no Fórum de Pinheiro.
Pela manhã, a diretora de segurança institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão (DSI/TJMA), cel. Claridelma Mesquita, abordou as “Atribuições da Diretoria de Segurança Institucional do TJMA no tocante à recomendação 102/21 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A recomendação do CNJ trata das medidas de prevenção e proteção adequadas para magistradas, servidoras e colaboradoras em situação de violência doméstica e familiar contra a mulher no âmbito dos tribunais.
Para esclarecer dúvidas sobre a organização e os protocolos do sistema de segurança do Poder Judiciário, a diretora apresentou as ferramentas da DSI no incentivo à denúncia e no cuidado com as magistradas e servidoras do TJMA voltadas à prevenção e combate à violência, com adoção de um acolhimento humanizado e sigiloso, a fim de assegurar o pleno exercício das funções diárias de forma segura.
Nas políticas de combate à violência contra a mulher, a Diretoria conta com parcerias efetivas com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher/TJMA), e a Ouvidoria da Mulher do TJMA.
“O comprometimento do Tribunal de Justiça com as magistradas e servidoras é incalculável. Pensamos em todas com muito cuidado para que possam trabalhar com tranquilidade e ter uma rotina confortável. Estamos à disposição!”, declarou
O major Mardei também abordou estratégias de proteção para os crimes cibernéticos, com orientações e dicas de segurança e formas de evitar golpes.
CURSO DE DEFESA PESSOAL
Durante o curso de Defesa Pessoal, servidores e servidoras receberam instruções teóricas e práticas para reagir em situações de risco em ambientes frequentados no cotidiano. O curso, coordenado pela Diretoria de Segurança Institucional (DSI), foi ministrado pelo professor e policial federal e especialista em Autodefesa e Proteção de Terceiro, Sandro Avelar; e pela professora e especialista em Defesa Pessoal e faixa preta em Krav Maga e Karatê, Graça Pedroza.
CUIDADOS COM A SAÚDE
A coordenadora de Saúde do TJMA também promoveu atendimentos médicos por videoconferência; atendimento psicológico presencial com o profissional Railson Rodrigues; e de enfermagem, como aferição de pressão e teste de glicemia durante o evento, com a servidora Conceição Cadilhe.
MAIS CONHECIMENTO
De forma simultânea, na Sala de Audiências da 1a Vara de Pinheiro, ainda como parte da programação de capacitações, os servidores da Coordenadoria Administrativa de Precatórios do TJMA, Estela Menezes e Marcos Vinicius Almeida Araújo ministraram o curso “Requisições de Precatórios Judiciais pelo SAPRE: legislação, sistema e cálculos”.
A exposição contou com abordagem sobre a legislação que regulamenta a exposição das requisições de pagamentos de precatórios pelo Sistema de Administração de Precatórios (SAPRE); a elaboração, revisão e envio de ofícios de requisição de precatórios pelo sistema; além de noções contábeis para aferição de cálculos e sistema Projefweb.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023