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Judiciário lança pesquisa para melhorar a experiência nos serviços virtuais

Iniciativa do Grupo de Trabalho do Projeto Simplificar é Legal busca ouvir cidadãos e cidadãs para tornar o portal mais acessível e eficiente

Publicado em 5 de Dez de 2024, 13h00. Atualizado em 6 de Dez de 2024, 9h36
Por Ascom/TJMA

Com o olhar para o cidadão e a cidadã, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) lança nesta quinta-feira (5/12), uma pesquisa voltada para melhorar a experiência dos usuários e usuárias nos serviços virtuais do portal do Judiciário (www.tjma.jus.br). 

A iniciativa tem como objetivo compreender as necessidades, expectativas e dificuldades enfrentadas pelos cidadãos e cidadãs ao utilizar serviços digitais oferecidos no portal do Judiciário.

Como exemplos, os serviços para registrar um pedido de informação na Ouvidoria, agendar uma conciliação, fazer uma reclamação no juizado ou uma denúncia de violência contra a mulher.

A pesquisa é organizada pelo Grupo de Trabalho do Projeto “Simplificar é Legal”, que promove o uso das técnicas de “Linguagem Simples” e “Direito Visual” nas notícias e atos da Justiça estadual do Maranhão.

“Queremos ouvir quem realmente importa: o cidadão e a cidadã. Essa é a melhor forma de compreender os desafios enfrentados e implementar soluções mais assertivas e inclusivas”, destacou o presidente do Grupo de Trabalho, desembargador Lourival Serejo.

COMO PARTICIPAR DA PESQUISA

A pesquisa estará disponível no portal oficial do TJMA (www.tjma.jus.br) e redes sociais oficiais, e pode ser acessada por qualquer pessoa que já tenha utilizado ou que tenha interesse em utilizar os serviços virtuais do Judiciário. O questionário é simples e rápido, com perguntas sobre facilidade de uso, clareza das informações, organização dos serviços e sugestões para melhorias.

Participe: https://forms.gle/4qixwpSqEQ6ixfYS6

A IMPORTÂNCIA DE OUVIR O USUÁRIO

A pesquisa é um dos pilares do projeto "Melhoria da Experiência de Uso dos Serviços Virtuais do TJMA", que tem como foco principal a aplicação de técnicas modernas de design de experiência (UX Design), escrita para interfaces (UX Writing) e Linguagem Simples. O projeto é idealizado pela jornalista e técnica judiciária, Danielle Limeira.

A proposta do projeto é facilitar o acesso e a eficiência de nove principais serviços públicos oferecidos pelo Portal do Poder Judiciário do Maranhão, no perfil "Cidadão", elencados na pesquisa. 

RESULTADOS ESPERADOS

Com os dados coletados na pesquisa, o TJMA espera mapear os principais pontos de melhoria e implementar mudanças significativas nos serviços digitais, como maior clareza nas informações, interfaces mais intuitivas e ferramentas que realmente facilitem o acesso à Justiça.

Saiba mais sobre o assunto na página do Projeto Linguagem Simples: https://www.tjma.jus.br/hotsite/simplificar

 

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