Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA visita conselhos tutelares de São José de Ribamar e Paço do Lumiar para fortalecer direitos infantojuvenis

Visitas objetivam dialogar com a rede de proteção infantojuvenil

Publicado em 4 de Jun de 2025, 9h42. Atualizado em 4 de Jun de 2025, 9h56
Por Ascom/TJMA

Em continuidade às ações de fortalecimento da rede de proteção à infância e juventude, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude, realizou visitas técnicas aos Conselhos Tutelares dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, nesta terça-feira (3/6). A iniciativa visa estreitar o diálogo entre o Judiciário e os órgãos responsáveis pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes, promovendo maior integração e agilidade nas demandas relacionadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Durante as visitas, representantes da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMA conversaram com conselheiros tutelares, ouvindo suas demandas e desafios, além de apresentar orientações e os mecanismos de apoio oferecidos pelo Tribunal para fortalecer o trabalho desenvolvido no atendimento às situações de risco e vulnerabilidade de crianças e adolescentes.

A medida objetiva reforçar o compromisso do TJMA com a proteção integral de crianças e adolescentes, entendendo que o fortalecimento dos Conselhos Tutelares é fundamental para assegurar respostas rápidas e eficazes diante das violações de direitos.

Participaram do momento a desembargadora Maria Francisca Gualberto Galiza, presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude, a juíza coordenadora da Coordenadoria da Infância e Juventude, Gláucia Helen Maia de Almeida, e a servidora da CIJ, Elaine de Carvalho. 

A imagem apresenta um grupo de catorze pessoas, composto por homens e mulheres, posando para uma foto em um pátio externo.O grupo está alinhado em duas filas, com a maioria das pessoas sorrindo e olhando para a câmera. Eles vestem roupas variadas, que parecem ser casuais ou semi-formais. Há uma diversidade de trajes, incluindo jeans, calças sociais, blusas, camisas e vestidos.O ambiente é um pátio com piso de lajotas de tonalidade clara, que mostram sinais de desgaste ou umidade, com algumas manchas escuras. Ao fundo, observa-se uma construção de cor clara, provavelmente um prédio ou casa, com janelas. À direita da imagem, há uma parede de tijolos pintada de verde e algumas plantas, incluindo o que parece ser uma mamoeiro. O céu não é visível, sugerindo que a foto foi tirada em um local coberto ou com algum tipo de sombreamento, ou que o enquadramento foca no grupo e no fundo.A imagem transmite a sensação de um encontro ou evento informal, com o grupo reunido para um registro fotográfico.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS