Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Corregedoria Nacional conclui inspeção no TJMA

Homologação de concurso público foi destaque em balanço divulgado pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell

Publicado em 6 de Fev de 2025, 15h58. Atualizado em 7 de Fev de 2025, 11h19
Por Amanda Campos

Durante solenidade realizada no Tribunal de Justiça do Maranhão, nesta quinta-feira (6/2), foram encerradas oficialmente as atividades de inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) no TJMA, iniciadas na segunda-feira (3/2). O evento aconteceu na Sala das Sessões Plenárias e foi transmitido ao vivo pelo canal do TJMA no Youtube.

Foto colorida mostra várias pessoas sentadas na Sala das Sessões Plenárias do TJMA durante solenidade de encerramento de inspeção no TJMA

A iniciativa foi a primeira de uma série de inspeções a nove tribunais de justiça estaduais em visitas programadas para o primeiro semestre deste ano.

Durante os trabalhos de caráter ordinário, no Tribunal de Justiça, foi verificado o regular funcionamento das unidades de primeiro e segundo graus; dos cartórios extrajudiciais e a adequação das atividades às resoluções e normas do Conselho Nacional de Justiça, com vistas ao aprimoramento da Justiça.

Foto colorida mostra pessoas sentadas na Sala das Sessões Plenárias do TJMA durante solenidade de encerramento de inspeção do CNJ no TJMA.

A solenidade de encerramento, nesta quinta (6/2), no Palácio da Justiça, foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Froz Sobrinho com a presença de autoridades de diversos Poderes, magistrados, magistradas, servidores e servidoras.

Na abertura do evento, o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, ressaltou que as inspeções não possuem caráter punitivo.

"Sempre procuramos fazer com que o tribunal inspecionado sinta-se realmente prestigiado pela inspeção e não coagido por ela, afinal não somos perfeitos, também precisamos aprender", pontuou.

Segundo ele, a inspeção no Judiciário maranhense evidenciou conquistas e resultados importantes, além de desafios que precisam ser enfrentados.

“Os dados e observações realizadas ao longo dessa inspeção nos mostram que muitas unidades estão alcançando resultados bastante significativos. É essencial que o Tribunal continue investindo em capacitação de servidores, otimização de recursos e reavaliação constante das estruturas das unidades”, destacou. 

Mauro Campbell agradeceu ao presidente do TJMA e a todos e a todas que apoiaram a equipe do CNJ durante a inspeção. “Agradeço, ao presidente do TJMA, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, pela acolhida e pela cooperação, atendendo prontamente a todas as solicitações da nossa equipe. Seguimos juntos na busca por um Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão cada vez mais eficiente, ágil e justo”, concluiu.

O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, destacou a harmonia existente entre os tribunais e o CNJ para o direcionamento e aprimoramento da gestão.

“Seguimos sempre firmes em parceria com o CNJ e os tribunais e abertos ao diálogo para aprimorarmos os nossos serviços e sabermos para onde devemos ir. Todo o empenho que tem sido feito pelo Conselho Nacional de Justiça é justamente nessa ideia de cogestão, por isso a Justiça nacional é outra a partir do CNJ”, pontuou.

Foto colorida mostra várias pessoas em pé no Pleno durante evento de conclusão oficial de inspeção do CNJ no TJMA.

A equipe do Conselho que veio ao Maranhão foi coordenada pelo desembargador Arnoldo Camanho (TJDFT), magistrado auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça. Também integraram o grupo que realizou os trabalhos de inspeção a desembargadora Carla Reis (TJAM), os magistrados auxiliares Dimitri Wanderley, Erick Pimenta, Fernando Cury, João Paulo Abe e Reginaldo Pereira, a magistrada auxiliar Luciana Dória, além de 23 servidores e servidoras que auxiliaram os trabalhos de inspeção.

BALANÇO DA INSPEÇÃO

Em balanço da inspeção divulgado durante a solenidade, o ministro Mauro Campbell enumerou avanços expressivos do Judiciário maranhense, como a homologação do resultado de concurso público para servidores e servidoras, com o imediato chamamento de 45 novos servidores e servidoras, entre oficiais de justiça, técnicos, técnicas e analistas.

O ministro também destacou a Coordenadoria de Precatórios pelas instalações adequadas e quadro de pessoal compatível com a demanda existente.

Mauro Campbell concluiu a apresentação dos dados reforçando a necessidade de empenho no desenvolvimento do trabalho colaborativo entre as diversas unidades.

“A soma desses esforços permitirá ao Tribunal superar os desafios e alcançar resultados para uma justiça mais célere e adequada para a sociedade”, finalizou.

Após a apresentação realizada pelo ministro, o desembargador Froz Sobrinho garantiu que o Judiciário maranhense irá cumprir prontamente todas as orientações do CNJ.

No encerramento da solenidade, o presidente da Corte de Justiça registrou agradecimentos ao ministro Mauro Campbel, a magistrados, magistradas, servidores, servidoras, funcionários, funcionárias e instituições parceiras que colaboraram com os trabalhos de inspeção.

“Agradecemos ao ministro Mauro Campbell pela dedicação e empenho de toda a sua equipe aqui no Judiciário maranhense. É sempre uma honra recebê-los! Agradecemos também a todos e a todas que colaboraram com os trabalhos de inspeção encerrados hoje durante este momento grandioso”, concluiu.

INSPEÇÃO

A equipe de inspeção foi composta por nove magistrados e magistradas e 23 servidores e servidoras, que se dividiram em sete equipes para visitar 44 unidades do TJMA, entre Presidência, Vice-Presidência, Corregedorias, Gabinetes de Desembargadores, Varas de diversas especializações, Serventias Extrajudiciais, Unidades Administrativas, de Precatórios e de TI.

Foi dividida por amostragem, por unidades localizadas em São Luís e em cidades do interior, próximas à capital, de modo a permitir uma ampla percepção do funcionamento do Judiciário local, com a verificação de boas práticas, que podem ser disseminadas, e de carências, que precisam ser sanadas.

As inspeções foram definidas por meio da Portaria nº 81/2024, assinada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques. Por meio de outra Portaria de nº 83/2024, também assinada pelo ministro, o CNJ detalhou a realização da inspeção no TJMA e nos cartórios.

 

Confira o Álbum de Fotos do repórter fotográfico Ribamar Pinheiro no Flickr do TJMA.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024


 

GALERIA DE FOTOS