Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Cemulher participa de ação sobre violência de gênero em escola de São Luís

Na oportunidade, foram desenvolvidas iniciativas dos programas "Maria da Penha no Cotidiano" e "Homem Consciente"

18/06/2024
Ascom/TJMA

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) participou de ação conjunta dos programas Cuidar, promovido pela empresa Montisol, e Empodera Mulher na Comunidade, realizado pela empresa CMPC Industrial. A iniciativa ocorreu na Unidade de Ensino Básica Zuleide Andrade, localizada no bairro Maracanã, em São Luís, no último dia 13/6.

O programa, que carrega o nome “Cuidar + Empodera Mulher na Comunidade”, é fruto de parceria entre as empresas Montisol e CMPC Industrial e tem o objetivo de promover o bem-estar, a igualdade de gênero e o suporte para as pessoas em situação de vulnerabilidade social da comunidade onde as empresas atuam.   

Por meio de palestras, rodas de conversa e serviços que viabilizem oportunidades de crescimento profissional, sensibilização, empregabilidade e bem-estar social, a iniciativa visa atender crianças e adultos, com atenção especial ao público feminino.

Durante a ação na escola, alunos, alunas, familiares, educadores e educadoras da instituição iniciaram debate sobre o enfrentamento à violência e a valorização dos direitos das mulheres. Devido à parceria já estabelecida com as duas empresas, por meio do programa “Valoriza Mulher”, a Cemulher foi convidada a participar do momento, com a apresentação dos programas “Maria da Penha no Cotidiano” e “Homem Consciente”, em turmas simultâneas.

O coordenador administrativo da Cemulher, Arthur Darub, a assistente social Josemary Almeida, e a psicóloga Ericka Nascimento ministraram as atividades, representando a Coordenadoria no momento.

A programação também contou com apoio do Centro de Ensino Profissionalizante (Cemp- MA), com apresentação sobre as oportunidades do mercado de trabalho, e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), com realização de rodas de conversa, vacinação e cadastro de currículos.

INICIATIVAS DA CEMULHER

Maria da Penha no Cotidiano - O programa tem o objetivo de difundir a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) em todo o Estado do Maranhão, com foco especial para os autores e potenciais autores de violência doméstica e familiar contra a mulher, visando contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos sexistas.

Homem Consciente - Lançado em 2021, com o propósito de sensibilizar e divulgar conteúdos sobre masculinidades e grupos reflexivos para homens autores de violência contra a mulher, com foco no público masculino em geral, visando à prevenção de atos violentos nas relações íntimas de afeto, domésticas e familiares.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 984795345

GALERIA DE FOTOS