Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário promove Audiência Pública na comarca de Timon

Audiências Públicas da Ouvidoria objetivam promover a aproximação da população com o Poder Judiciário

19/03/2024
Ascom/TJMA

O Poder Judiciário do Maranhão, por meio de sua Ouvidoria, promoveu Audiência Pública na última quinta-feira (14/3), na comarca de Timon, na divisa com o Piauí. Com a presença do ouvidor geral do Tribunal de Justiça (TJMA), desembargador Tyrone Silva, e sua equipe, a audiência pública teve a participação de magistrados, magistradas, servidores, servidoras, Defensoria Pública, vereadores, advogados(as) militantes na comarca de Timon e população em geral.

A audiência teve a finalidade de ouvir os anseios da população local acerca dos serviços jurisdicionais. As demandas serão compiladas em relatório para análise e providências da Presidência.

Durante o evento, foram recebidas manifestações como pedido de ampliação do número de varas de família para atender à demanda dos 200 mil habitantes da cidade; construção de uma unidade prisional feminina; implantação de uma Central de Inquéritos na comarca; além de manifestações relacionadas ao sistema PJe, à aplicação de precedentes judiciais, entre outras. 

O secretário Municipal de Segurança Pública de Timon, Bacelar Júnior, destacou o papel da Ouvidoria em buscar aproximação da população para ouvi-la e fazer com que o sistema de justiça seja melhor compreendido. Ele sugeriu que os encontros com os cidadãos da comarca sejam periódicos, implantando um costume de relacionamento da justiça com a população. 

As Audiências Públicas da Ouvidoria objetivam concretizar a regra democrática participativa, favorecendo o controle social sobre a ação do Judiciário e promovendo aproximação com a população. 

O ouvidor, desembargador Tyrone Silva, agradeceu a presença de todos e informou que as demandas serão levadas à Presidência para conhecimento e providências necessárias.

Também participaram da audiência o diretor do Fórum de Timon, juiz Weliton Sousa Carvalho; o promotor de Justiça da 1ª Promotoria Criminal, Nelson Nedes Ribeiro Guimarães; a advogada Mônica Ferreira, representando o presidente da subseção da OAB em Timon; a defensora pública Juliana Rosso; o sub-procurador do município de Timon, José Felipe Moura Lacerda, além dos juízes e juízas da comarca. 

Em ambiente interno, de auditório com cadeiras pretas, homem da plateia está em pé fala ao microfone olhando em direção à frente

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS