Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA assina edital de abertura de Programa Práticas Cinco Estrelas

Iniciativa incentiva a apresentação sobre ações inovadoras bem-sucedidas, propostas e desenvolvidas por servidores e servidoras 

13/10/2023
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) assinou o Edital EDT-DRH – 372023, referente à abertura do “Programa Práticas Cinco Estrelas” - Boas Práticas do Poder Judiciário do Maranhão (PJMA).

A iniciativa irá reconhecer boas práticas desenvolvidas por servidores e servidoras que contribuem para o aumento da produtividade e o alcance das metas institucionais. Inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro de 2023.

O documento foi assinado pelo juiz coordenador da Secretaria Judicial Única Digital da Fazenda Pública e coordenador do Laboratório de Inovação ToadaLab, Ferdinando Gomes Serejo Sousa (Auxiliar da Comarca da Ilha de São Luís) e pela diretora de Recursos Humanos do TJMA, Milena Vieira de Oliveira.

O programa tem por objetivo fortalecer as iniciativas de melhoria da prestação jurisdicional desenvolvidas por servidores e servidoras do PJMA, promovendo o compartilhamento das ideias inovadoras e a disseminação da cultura de inovação, além de reconhecer e valorizar a atuação referido corpo funcional do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

As Boas Práticas poderão ser apresentadas nas seguintes áreas temáticas: Gestão Processual; Desburocratização; Produtividade; Conciliação e Mediação; Transparência; Gestão Administrativa; Planejamento e Gestão Estratégica; Clima Organizacional; Qualidade; Tecnologia da Informação e Comunicação; Sistema Carcerário, Execução Penal e Medidas Socioeducativas; Violência Doméstica; Acesso à Justiça; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Acessibilidade; Combate ao Assédio e Discriminação; Infância e Juventude; Povos e Comunidades Tradicionais; Justiça e Cidadania; Saúde; outros temas correlatos.

De acordo com o edital, cada servidor ou servidora poderá inscrever somente uma prática, que obedeça aos critérios de envio estabelecidos no formulário de inscrição.

A iniciativa deverá apresentar resultados, não sendo aceitas, ideias, sugestões, estudos ou projetos dos quais não seja possível comprovar aplicabilidade e resultado.

FASES

O Programa Práticas Cinco Estrelas do PJMA ocorrerá em três etapas: na 1ª etapa, o servidor e a servidora que tiverem desenvolvido prática exitosa inscreverão sua proposta; na 2ª etapa, a Comissão Julgadora selecionará as boas práticas que atendam aos critérios de seleção estabelecidos; na 3ª etapa, as boas práticas selecionadas serão apresentadas em PITCH on-line realizado pelo Laboratório de Inovação Toada Lab e pela Diretoria de Recursos Humanos.

Na 4ª Etapa, os(as) participantes espectadores(as) do Programa votarão nas práticas apresentadas, escolhendo as três melhores práticas, que receberão reconhecimento.

RECONHECIMENTO

As boas práticas, classificadas dentre as três melhores, receberão Certificado de Reconhecimento de Boas Práticas - Práticas Cinco Estrelas do Poder Judiciário do Estado do Maranhão e gerarão pontos para a participação no Programa Meritus, bem como anotação nos assentos funcionais do servidor ou da servidora.

INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 16 de outubro de 2023, via internet, por meio de preenchimento de formulário apropriado, disponível no LINK, o qual poderá também ser acessado via QR Code. 

CONSIDERAÇÕES

O “Programa Práticas Cinco Estrelas” - Boas Práticas do Poder Judiciário do Maranhão (PJMA) considera a necessidade de alinhamento e de promoção das boas práticas no Poder Judiciário do Estado do Maranhão; a oportunidade de troca de experiências e de conhecimentos das boas práticas utilizadas nas unidades judiciais e administrativas do PJMA.


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373


 

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS