Poder Judiciário/Mídias/Notícias

NUPEMEC/TJMA participa de evento no TJSP

Presidente do Nupemec fez exposição a respeito da realidade local

05/09/2023
Ascom/TJMA

O Núcleo Permanente de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJMA), por meio do desembargador José Gonçalo de Sousa Filho (presidente), do juiz Ferdinando Serejo e da coordenadora do Núcleo, Ana Larissa Serra, no último dia 31/8, participou do 1º Encontro Regional do Sudeste do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec), realizado no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). No evento, Tribunais de Justiça reuniram-se para compartilhar e debater iniciativas de soluções consensuais de conflitos. 

Na ocasião, o Desembargador José Gonçalo Filho, Presidente do NUPEMEC, efetuou pronunciamento de encerramento do Fórum e expôs acerca da remuneração dos conciliadores no Tribunal de Justiça do Maranhão, e parcerias com a Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional do Maranhão (OAB/MA).

O vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, representou o presidente do Judiciário paulista, desembargador Ricardo Mair Anafe, e abriu os trabalhos na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), desembargadores, juízes, advogados, professores e servidores da Justiça. Após a execução do Hino Nacional brasileiro pelo quarteto musical da Polícia Militar de São Paulo, sob a regência do sargento Anderson Azevedo Pereira, o desembargador Guilherme G. Strenger contextualizou as origens e destacou a importância do evento. “As principais metas são a implementação e o aprimoramento da mediação e da conciliação, buscando fomentar a cultura da paz e diminuir a litigiosidade e a judicialização de demandas, que através de meios consensuais têm resolução mais breve e com contemplação dos interesses das partes”, declarou o vice-presidente do TJSP. 

Na sequência, a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJSP, desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes, falou sobre a satisfação em receber os representantes dos Tribunais de Justiça e das instituições parceiras. “Até hoje, há um desconhecimento sobre a mediação. O objetivo é falar dos problemas, mostrar a realidade e apresentar os projetos. Todos nós estamos voltados para o mesmo propósito”, exprimiu a magistrada. 

O presidente do Fonamec, juiz Gildo Alves de Carvalho Filho (TJAM), agradeceu ao TJSP pela acolhida. “Compartilhamos grandes sonhos e administramos uma política pública importante e com desafios gigantescos, mas comprometida com o cidadão”, disse o magistrado. 

Agência TJMA de Notícias 

Com informações do TJSP

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS