Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJ leva serviços de saúde e orientações a servidores(as) de quatro comarcas

Comarcas de Vargem Grande, Chapadinha, Buriti e Urbano Santos receberam ações do programa Justiça de Proximidade

10/02/2023
Juliana Mendes

Nesta semana, no período de 6 a 9 de fevereiro, servidores, servidoras e demais colaboradores e colaboradoras que atuam nos fóruns das comarcas de Chapadinha (6), Vargem Grande (7), Buriti (8) e Urbano Santos (9) foram contemplados com ações de saúde, bem estar e receberam palestras e orientações disponibilizadas pela Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Programa Justiça de Proximidade.

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, acompanhado do juiz auxiliar José Nilo Ribeiro, diretores de Engenharia, Luiz Patrício, de Segurança Institucional, Alexandre Magno, e equipes administrativas, visitou nesta quinta-feira (9) as comarcas de Buriti e Urbano Santos, onde reuniu-se com as equipes de servidores e servidoras, e o magistrado Galtieri Mendes de Arruda (Buriti), explicando os objetivos do programa Justiça de Proximidade de aproximar administração da Corte estadual das unidades judiciais do Primeiro Grau, de forma a ouvir as equipes, identificando as principais dificuldades e buscando implementar melhorias por meio das Diretorias. 

SERVIÇOS 

Nas quatro comarcas atendidas esta semana, a Diretoria de Recursos Humanos (DRH) disponibilizou orientações por meio dos servidores Júlio César Costa (RH Itinerante), tratando sobre benefícios e direitos disponibilizados pela administração aos servidores(as); Railson Rodrigues (Divisão Psicossocial), que fez apresentação com foco na saúde mental e escuta psicológicos; Rafael Silva (Divisão Odontológica TJMA), que prestou orientações com a mesa clínica em saúde bucal; Mariany Oliveira (Serviço Médico), que realizou consultas médicas e Conceição Cadilhe (Serviço Médico) - procedimentos de triagem em enfermagem.

A médica Mariany Oliveira explica que as ações de saúde fazem parte da iniciativa Bem Estar no Judiciário, que tem um olhar para a qualidade de vida enquanto um dos pilares estratégicos do Tribunal de Justiça, procurando aproximar e orientar os servidores sobre os serviços. “Os servidores se sentem acolhidos com essa iniciativa, e conseguimos diluir dificuldades e identificar alguns problemas de saúde que podem sofrer intervenções efetivas na promoção da saúde”, apontou.

A Assessoria de Gestão Estratégica (AGEM/TJMA), representada pelos servidores Mónica Sousa e Rodrigo Valente, levaram orientações com foco no Planejamento Estratégico do TJMA e Prêmio CNJ de Qualidade 2023, mostrando aspectos da organização, metas, valores e importância da certificação para o reconhecimento de um bom serviço prestado. “Essa foi a primeira vez que a AGEM levou orientações às unidades do interior, uma iniciativa pioneira que esperamos repercutir no trabalho das comarcas e na contribuição dos servidores para o atingimento das metas”, frisou a assessora técnica Gestão e Modernização, Mónica Sousa.

A Diretoria de Segurança Institucional (DSI) promoveu palestra com orientações sobre a cultura de segurança, revisão dos sistemas de segurança da unidade e treinamento sobre prevenção de incêndios, realizados pelo diretor Alexandre Magno e pelo tenente Helton Loiola, supervisor de prevenção e combate a incêndios. “Nesta oportunidade revisitamos duas comarcas que passaram por sérios atos de vandalismo nos fóruns no ano de 2015, de Buriti e Urbano Santos, e avaliamos a evolução nesse trabalho de segurança institucional com o investimento em equipamentos e orgânica pelo Poder Judiciário”, pontuou o diretor Alexandre Magno. 

BURITI

O juiz titular de Buriti, Galtieri Mendes Arruda, avaliou que a visita dos setores do Tribunal à comarca realizada na quarta-feira (8) com palestras, treinamentos e atendimentos reforça a preocupação que a Presidência demonstra em dar atenção às comarcas do interior, considerando que muitas vezes os servidores dessas unidades se sentem pouco amparados. “Nos sentimos lembrados, tivemos ouvidos nossos anseios e relembramos que o Judiciário é um grande time, no qual todos precisam estar bem para que seja prestado um trabalho eficiente”, observou.

Além dos serviços oferecidos ao corpo funcional, o fórum da comarca serviços e manutenção predial, coordenados pelo diretor Luiz Patrício (Engenharia), como a manutenção e instalação de ar condicionados, substituição de louças e equipamentos hidráulicos, instalação de pontos lógicos, tendo passado por uma reforma recente, no final de 2022. 

A Diretoria de Informática também promoveu melhoria da banda larga de fibra óptica em 40 Mbps, melhoria no link e no CPD, instalação de kit de videoconferência e novos computadores; enquanto a Diretoria Administrativa providenciou a entrega de novos materiais de expediente, novos ar condicionados e mobiliários e coleta de bens para descarte.

URBANO SANTOS

Em Urbano Santos, a visita ao fórum nesta quinta-feira (9) foi acompanhada pelo desembargador Raimundo Barros; prefeito do município, Clemilton Barros; o prefeito e o vice-prefeito de Belágua, Erlon Costa e Norton Nazareno; o presidente da Câmara Municipal, Ednilson Moura; conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Subseção de Chapadinha), advogado José Raimundo Carneiro, além de servidores da unidade.

Na oportunidade, servidores e advogados apresentaram ao presidente do TJMA pleitos sobre a ausência de juiz titular na comarca, preenchimento de cargos vagos, instalação da comarca de São Benedito do Rio Preto, dúvidas internas, entre outros. O desembargador Paulo Velten informou que o provimento do cargo de juiz titular em Urbano Santos será provido com a nomeação de novos magistrados substitutos pelo concurso público que está em andamento, e prestou outras informações sobre os pedidos e dúvidas dos servidores. 

O desembargador ressaltou o trabalho no propósito de construir as instituições fortes e eficazes que a sociedade espera, com a importância de que os atores estejam conscientes de seu papel e do aprimoramento constante dos órgãos do estado. “Hoje está acontecendo um júri aqui na comarca, exemplo que causa um impacto na sociedade, trazendo ganho reputacional e legitimando as ações do Judiciário”, destacou.

A auxiliar judiciária de Urbano Santos Natália dos Santos ressaltou os atendimentos realizados na comarca para os servidores(as) e a oportunidade de falarem, serem ouvidos e compreender benefícios e direitos que muitas vezes não conhecem. “A gente acaba se sentindo um pouco invisível, e com a vinda de uma equipe médica por exemplo nos sentimos valorizados, porque é importante ver não apenas o quantitativo de produtividade mas também o lado humano, pois uma coisa faz parte da outra”, avaliou.

“Aqui no quadro do Judiciário em Urbano Santos temos servidores comprometidos em prestar um serviço para a sociedade que contribuem todos os dias, e os três municípios da comarca - Urbano Santos, Belágua e São Benedito - estão à disposição pra colaborar para o bem comum, com parcerias para beneficiar o cidadão e o acesso à justiça”, observou o prefeito de Urbano Santos, que aproveitou a oportunidade para solicitar a realização de um casamento comunitário no município. 

Agência de Notícias do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS